Por Redação A12 Em Igreja

Mater Ecclesiae no Rio celebra 50 anos de dedicação ao ensino da fé

A Escola Superior Mater Ecclesiae da Arquidiocese do Rio de Janeiro completa neste sábado, 13, o seu jubileu de ouro de fundação. A escola de formação teológica criada em 1964, durante três décadas teve como seu diretor, o monge Dom Flávio Estêvão Tavares Bettencourt (*1919 - +2008), um dos maiores conhecedores de assuntos bíblicos do país. O jubileu será comemorado com uma missa na Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, às 8h30, na Rua do Catete, 113.

Escola da Fé Mater Ecclesiae

A Escola nasceu após o Concílio Vaticano II, diante da necessidade de oferecer uma formação teológica para leigos e professores de ensino religioso. Até então havia numerosos cursos para catequistas paroquiais e de escolas primárias, mas nada organizado para o atendimento da área secundária.

 

"Atualmente a escola oferece três segmentos de formação: um curso por correspondência, um curso presencial e o Luz e Vida, que atende a catequistas..."

Atualmente a escola oferece três segmentos de formação: um curso por correspondência, um curso presencial e o Luz e Vida, que atende a catequistas e apresenta um conteúdo mais simplificado, visando uma formação básica. Estão em funcionamento 35 núcleos da Mater Ecclesiae e 15 núcleos da Luz e Vida.

Os cursos por correspondência podem ser divididos em Sagrada Escritura (ou Bíblico), Teologia Dogmática e Moral, Liturgia e Sacramentos, História da Igreja, Patrologia, Doutrina Social da Igreja, Filosofia, Direito Canônico, Espiritualidade, etc. Quatro livros já foram lançados pela instituição. Até o final deste ano, mais dois serão publicados.

Ao longo dos 50 anos, milhares de alunos foram formados pelas escolas da fé. O número de participantes nos núcleos varia de 20 a mais de 100 alunos. O curso por correspondência teve esse ano cerca de 300 inscritos.

A Escola Mater Ecclesiae está habilitada para a formação dos professores de ensino religioso nas escolas municipais e estaduais desde 2011, quando foi sancionada a Lei do Ensino Religioso no Estado.

Atualmente, a escola está sob a direção do bispo auxiliar, Dom Luiz Henrique da Silva Brito.

O escritório central fica localizado no Edifício João Paulo II da Cúria Metropolitana, onde funciona também a difusão dos Cursos por Correspondência.

Mais informações sobre a Escola Mater Ecclesiae podem ser obtidas na página www.materecclesiae.com.br, ou ainda por telefone (21) 2242-4552, e e-mail: materecclesiae@materecclesiae.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...