Por Valquíria Vieira Em Igreja

“O cuidado com a criança é dever de cada um de nós", afirma dr. Nelson Arns Neumman

criancapastoralA Pastoral da Criança busca em seu trabalho cumprir os compromissos idealizados e assumidos pela sua fundadora dra. Zilda Arns Neumman. Para reforçar esses compromissos e fortalecer o trabalho, uma celebração vai marcar os 5 anos de falecimento de drª Zilda, em 10 de janeiro de 2015.

O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, dr. Nelson Arns Neumman, em entrevista ao A12.com falou sobre os compromissos da Pastoral que devem ser reforçados e ainda provocados nas pessoas durante a celebração. Na ocasião, será entregue ao bispo de Curitiba (PR) a moção de apoio à causa beatificação da fundadora da Pastoral da Criança.

A12 - Que tipo de ações práticas as pessoas podem realizar para proporcionar vida plena às crianças?

 

"Queremos que as pessoas reflitam e assumam o compromisso de vida plena para a criança". 

Dr. Neumman - De quem é a responsabilidade pela criança ao nosso lado? Quando éramos crianças e, brincando na rua, nos machucávamos, o primeiro adulto que passava acolhia, verificava a gravidade e, sendo pouca coisa, até fazia o primeiro cuidado. Se era mais complicado, pedia para chamar os pais enquanto cuidava da criança. Hoje, se algo semelhante acontece, a tendência é ficar somente olhando a procura dos pais "irresponsáveis". Por que antes a criança era cuidada por toda comunidade e, hoje, isso seria dever só dos pais? Quantos de nós lembramos de, em nossa infância, termos sido socorridos por um completo desconhecido? Por que isto não é mais o normal? Assim, a primeira prática é nos conscientizarmos que o cuidado com a criança é dever de cada um de nós e de toda a sociedade. Depois, também entender que só o amor não basta: é preciso aliá-lo ao conhecimento. Para isto, a Pastoral da Criança disponibiliza todo seu material no site, em programas de rádio e, para os mais pobres, vai de casa em casa para construir o mundo mais justo e fraterno que tanto necessitamos.

 A12 - A celebração dedicada a dra. Zilda irá propor às pessoas a assumirem compromissos com as crianças; que tipo de compromissos a Pastoral sugere?

Dr. Neumman - O primeiro é de entendermos e nos convencermos que somos essenciais para construção de um mundo adequado às crianças. Depois, dentro de nossas capacidades e dons, escolher onde podemos fazer mais diferença. Queremos que as pessoas reflitam e assumam o compromisso de vida plena para a criança. Sobre os compromissos específicos, estes ainda estão sendo discutidos pela população. Estamos coletando propostas das comunidades porque entendemos que não deve ser algo ditado pela Pastoral, mas construído com todos. O que posso adiantar é que a Coordenação Nacional, desde já, aponta o cuidado com a criança desde o ventre materno, ou seja, devemos ter o compromisso de garantir os direitos da criança desde a gestação.

A12 - Com a realização da celebração em homenagem a dra. Zilda quais compromissos a Pastoral da criança pretende reforçar? Como será isso?

 

"Essa celebração servirá para reforçar o compromisso de todos os voluntários que, há cinco anos, com a notícia da morte da Dra. Zilda, decidiram continuar com o projeto dela de forma ainda mais forte, mais comprometida".

Dr. Neumman - Estes cinco anos marcam um momento histórico da Pastoral da Criança: será a hora de relembrar o compromisso da dra. Zilda, quando ela criou a Pastoral e, para além disso, que planos ela ainda tinha para realizar. Essa celebração servirá para reforçar o compromisso de todos os voluntários que, há cinco anos, com a notícia da morte da Dra. Zilda, decidiram continuar com o projeto dela de forma ainda mais forte, mais comprometida. Além disso, será um momento de outras pessoas, que não necessariamente fazem parte da Pastoral da Criança, mas apoiam e abraçam a causa, se empenharem com o compromisso com todas as crianças.

A12 - Durante a celebração será entregue a moção solicitando a abertura do processo de beatificação da fundadora. A partir disso, quais os próximos passos para a beatificação de dra. Zilda?

Dr. Neumman - O pedido de abertura do processo beatificação quem faz é o bispo local. As moções servirão para demonstrar o apoio da população ao pedido que a Arquidiocese de Curitiba, irá fazer à Congregação para a Causa dos Santos, solicitando a licença para a abertura do processo de beatificação. As moções serão entregues ao arcebispo durante a Celebração, e com os cinco anos de morte completados, a Arquidiocese poderá dar entrada no processo e nomear dois postuladores e um historiador para os encaminhamentos necessários à Roma. A partir daí nós acompanharemos e auxiliaremos no que for necessário.

A12 - O aumento dos compromissos e ações em prol das crianças é o resultado esperado pela Pastoral da Criança após a realização da celebração de 10 de janeiro? Qual é a expectativa?

Dr. Neumman - Sim. Queremos que a partir desse dia todas as pessoas presentes, e também aquelas que acreditam no ideal da Pastoral da Criança, fortaleçam as ações que são feitas pelo bem das crianças. Queremos que o compromisso com a infância vá além do trabalho da Pastoral da Criança, que as pessoas assumam esse compromisso para suas vidas para que ele aconteça na prática.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...