Igreja

O que é mais importante: a oração ou as nossas atitudes?

Sacerdote explica que o caminho da oração nos leva a necessariamente à ação.

Escrito por Polyana Gonzaga

01 MAR 2021 - 07H00 (Atualizada em 17 JUN 2021 - 11H28)

Shutterstock/Por Piti Tangchawalit

A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus de bens conforme a Sua vontade. Ela é sempre dom de Deus, que vem ao encontro do homem. Conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC), a oração cristã é a relação pessoal e viva dos filhos de Deus com seu Pai infinitamente bom, com seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo, que habita no coração deles (CIC, número 2558-2565 2590).

Segundo o padre André Gustavo de Sousa, da Arquidiocese de Aparecida (SP), a oração deve ser uma atitude constante em nossa caminhada de fé para escutarmos a Deus e não sermos imprudentes nas escolhas que precisamos durante nossa vida.

Citando as palavras de Santa Teresa D’Ávila, ‘a oração é a elevação da alma, a elevação do coração até Deus’. O sacerdote destacou também que a oração é esse encontro, um diálogo com Deus. “É um momento de contemplação, de escuta, de louvor, de súplica, de adoração para conformar o nosso coração e toda a nossa vida à vontade de Deus”.

Padre André Gustavo explicou que a oração nos ajuda a fazer um exame de consciência, pensar no modo como estamos vivendo e como devemos agir, sintonizados com o projeto de Deus.

:: Como organizar minha vida de oração?

“Quando rezamos, devemos pedir a Deus não aquilo que queremos, mas o que for da vontade do Pai, e também para agirmos corretamente na justiça, no amor, naquilo que vem da graça que Deus nos dá. Nós rezamos para agir, para viver bem”.

Ouça aqui a mensagem do Pe. André Gustavo

 

“É possível, até no mercado ou durante um passeio solitário, fazer uma frequente e fervorosa oração. É possível também na loja, ao comprarmos ou ao vendermos, ou também enquanto cozinhamos” (São João Crisóstomo). 

É possível rezar a todo momento?

Rezar é sempre possível, porque o tempo do cristão é o tempo de Cristo ressuscitado, o qual “está conosco todos os dias" (Mt 28,20).

Oração e vida cristã são, por isso, inseparáveis.  (CIC, número 2742-2745 2757).


 .:: No vídeo abaixo, o missionário redentorista, Padre Camilo Júnior também fala sobre o assunto


Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...