Por Redação A12 Em Igreja

Padre e grupo de fiéis são feitos reféns nas Filipinas pelo ISIS

Um padre católico e um grupo de fiéis, segundo relatos, estão sendo mantidos reféns por criminosos, inspirados pelo grupo autodenominado Estado Islâmico (EI), que ocuparam uma série de instalações e edifícios públicos na cidade islâmica de Marawi, parte central de Mindanao, nas Filipinas.

Pray for Marawi Filipinas – Foto: cbcpnews

O Arcebispo Socrates Villegas, Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas e também da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre – nas Filipinas, pediu aos fiéis católicos para rezarem pela segurança do padre Chito Suganob, 10 fiéis e três funcionários que foram sequestrados pelos extremistas.

A Catedral foi tomada e incendiada na noite da terça-feira, 23, pelos extremistas muçulmanos, de acordo com as informações recebidas por agências de notícias.

“Membros do grupo extremista Maute ameaçaram matar os reféns se as forças governamentais desencadearem alguma operação contra eles, convém lembrar”, escreveu Dom Villegas no Facebook. “À medida que as forças governamentais asseguram que a lei será mantida, pedimos-lhes que façam da segurança dos reféns uma prioridade”, acrescentou.

O ataque a Marawi teve início na tarde de terça-feira, quando o exército filipino lançou uma operação contra ‘alvos significativos’ pertencentes aos grupos terroristas Abu Sayyaf e Maute num área comercial e residencial em Marawi.

Em retaliação, homens armados, com o apoio de simpatizantes locais, ocuparam o Centro Médico Amai Pakpak, na cidade de Marawi. Uma hora depois, o grupo terrorista ocupou a prisão local e supostamente terão incendiado essas instalações. Fotografias de bandeiras pretas do ISIS hasteadas pelos terroristas em diferentes zonas da cidade foram divulgadas na internet.

Apesar das notícias, o governo filipino afirmou, através de um comunicado das Forças Armadas, que a situação está totalmente sob controlo e pediu aos filipinos para evitarem propagar o pânico partilhando na ‘Internet’ informações não confirmadas sobre esta crise. Os militares também negaram que o ISIS tenha chegado ao país. O Presidente declarou a Lei Marcial ontem à noite na totalidade da região de Mindanao e ameaça agora poder decretar o mesmo para o resto do país.

Enquanto isso, Dom Villegas assinalou, na sua declaração, que este incidente deve provocar a solidariedade entre os filipinos muçulmanos e cristãos.

“Estamos plenamente conscientes de que a maioria dos muçulmanos deseja a paz. Pedimos a todos os católicos para rezarem com nossos irmãos e irmãs muçulmanos. Pedimos aos ocupantes, que afirmam adorar o mesmo Deus que todos nós, para não contaminarem o Seu nome pelo derramamento de sangue. Que a paz esteja com todos nós”, acrescentou Dom Villegas no comunicado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...