Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Padre Joãozinho e Padre Zezinho promovem encontro para músicos católicos

Cerca de 30 músicos católicos referenciais no Brasil estiveram reunidos na última terça-feira (13) em um encontro motivado pelos padres Joãozinho e Zezinho.  O encontro aconteceu na Faculdade Dehoniana em Taubaté (SP) com a proposta de refletir o conteúdo do último livro lançado pelos padres cantores e ser um momento para analisar o contexto da música católica e lançar perspectivas para o futuro.  

‘Chamados a Cantar a Fé – Encantos e Desencantos de dois cantores da Fé’, de 400 páginas, foi lançado na ExpoCatólica, em julho, durante a Jornada Mundial da Juventude.  A publicação apresenta uma reflexão sobre a realidade da música católica na atualidade e ganha destaque na ocasião em que Padre Zezinho chega aos seus 50 anos de evangelização por meio da música, e Padre Joãozinho aos 25.  

Padre Zezinho, que ainda está internado, participou do encontro por meio de vídeo conferência. A participação foi um momento de grande emoção para os participantes. Aos cantores, Padre Zezinho lembrou que “ainda que a doença o impeça de cantar, a música soará dentro dele”.  

Ao A12.com, Padre Joãozinho falou que esse encontro representou um momento para apresentar a formação necessária para os músicos, destacou que a missão do músico católico é realizada entre “suor, sangue e lágrimas” e espera que a iniciativa possa gerar mais unidade entre os músicos.  

Portal A12 – O senhor destacou no seu perfil no Twitter que recordava o quanto de "suor, sangue e lágrimas regaram o encontro de músicos". Com isso o senhor quis destacar que a missão do músico católico é realizada assim?
Padre Joãozinho –
 Quem vê a missão de músicos e outros artistas da fé apenas pelo lado da beleza de da fama, apenas nos palcos da vida, pode ter uma visão limitada do que significa "evangelizar com arte". Exige o suor de muitos ensaios e de longas esperas pela hora de entrar. Exige o sangue do calo no pé, nos dedos, na garganta, a paciência de quilômetros de estrada. Exige sacrifício e muitas vezes deixa a marca de lágrimas. Mas tudo isso vale a pena quando percebemos que os frutos são imensos quando a arte é sincera e feita na força do Alto.    

Portal A12 – Sobre a participação do padre Zezinho, o senhor poderia destacar algum ponto da mensagem que ele deixou para os músicos neste dia?  
Padre Joãozinho – Pe. Zezinho é um destes exemplos de quem fez tudo isso que falei na pergunta anterior. Falou conosco via Internet, ao vivo, direto do hospital onde ainda se recupera dos efeitos da medicação preventiva do AVC que interage perigosamente com sua diabetes. Este artista agora depende a inteligência e arte da medicina que procura o equilíbrio salutar das doses de medicamentos. Impossível repetir tudo o que nos disse e a intensidade com que disse. Foi forte. Mostrou o Papa Francisco como exemplo para os artistas. Disse que os jovens e os mais experientes precisam dar as mãos e que é preciso deixar-se corrigir. Ao final com total transparência pediu desculpas se feriu alguém na hora de corrigir. Disse que ainda que a doença o impeça de cantar, a música soará dentro dele.  

Portal A12 – Podemos esperar algum 'fruto' desse encontro?  
Padre Joãozinho – Só o fato de nos encontrarmos fora dos palcos e ambientes onde exercitamos nossa arte já foi um grande passo. Apresentamos as reflexões que Pe. Zezinho e eu sistematizamos e publicamos no livro ‘CHAMADOS A CANTAR A FÉ’, pela Editora Santuário. É uma tentativa de colocar na mão dos artistas um pouco da formação de que tanto necessitam e pedem. Esperamos que estes 30 músicos de referência sejam multiplicadores. Já estamos percebendo um primeiro fruto. Ficamos mais amigos, mais próximos... O encontro continuou nas redes sociais, troca de e-mails, encontros informais. O fruto que esperamos é este: mais unidade entre os artistas da fé.    

Fotos: Alexandre Santos/Jornal Santuário.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...