Por Valquíria Vieira Em Igreja

Padre José Carlos Sala fala do concurso do Hino da Campanha da Fraternidade 2015

A CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está com inscrições abertas para o concurso do Hino da Campanha da Fraternidade 2015.

O prazo para envio das composições (áudio e partitura) será até 11 de junho de 2014. Por decisão do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) da CNBB, o concurso será realizado em um único edital, que irá selecionar letra e música, simultaneamente, podendo haver parceria de letristas e músicos.

A Campanha da Fraternidade de 2015 terá como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).

O A12.com conversou o assessor para a música litúrgica da CNBB Padre José Carlos Sala que falou sobre o concurso
A12 - A CF 2015 terá como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” o que a música precisa dizer (cantar) para ser um hino da CF?carlossala

Padre José Carlos - Que traduza, em linguagem poética, o tema, lema e objetivos da Campanha da fraternidade. Trata-se de uma reflexão sobre o diálogo da Igreja com a sociedade, a presença pública da Igreja. A inspiração tem sua fonte no Concílio Vaticano II, em seus 50 anos, naConstituição Dogmática Lumen Gentium e na Constituição Pastoral Gaudium et Spes.

A12 - Qual o papel do Hino numa Campanha da Fraternidade?

"

"A música tem força especial de falar ao coração, de deixar uma marca profunda daquilo que se quer dizer"

Padre José Carlos - O hino da Campanha da Fraternidade tem o objetivo de auxiliar nas reflexões do tema durante as palestras, estudos, seminários, escolas.... A música tem força especial de falar ao coração, de deixar uma marca profunda daquilo que se quer dizer.

A12 - Quem pode participar do concurso do Hino e como participar?

Padre José Carlos - O concurso é aberto a todos os compositores que desejarem participar. A música (partitura e gravação) deve ser enviada à CNBB. O Edital com as normas e orientações do concurso encontra-se no site da CNBB (cnbb.org.br).

A12 - Como as músicas serão avaliadas? 

Padre José Carlos - Uma equipe de peritos em música analisa todas as contribuições e indica três delas para os bispos do Conselho Episcopal de Pastoral que escolhem o hino definitivo.

A12 - Qual o convite/mensagem podemos deixar aos músicos sobre a participação no concurso?

Padre José Carlos - Convidamos os poetas e músicos para a composição de um hino que traduza, em linguagem poética, os conteúdos do tema, lema e objetivos da Campanha da Fraternidade de 2015, com uma melodia bela e expressiva que possibilite a participação de todos no canto.

Baixe o Edital Hino CF 2015

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...