Por Redação A12 Em Igreja

Papa nomeia Dom Sergio como membro do Conselho Ordinário da Secretaria do Sínodo

Foto de: Arquivo/A12

Dom Sérgio da Rocha

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília
e presidente da CNBB.

O Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB), Dom Sergio da Rocha, foi nomeado pelo Papa para ser um dos membros que compõe o Conselho Ordinário da Secretária Geral do Sínodo dos Bispos.

Outros dois bispos foram nomeados também pelo Pontífice: Dom Louis Raphaël I Sako, chefe do sínodo da Igreja Caldéia no Iraque e monsenhor Carlos Osoro Sierra , Arcebispo de Madri, Espanha. Mais 12 bispos foram eleitos pelos Bispos Sinodais para compor o Secretariado sinodal.

Entenda

O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI  com o Motu proprio “Apostolica sollicitudo”, de 15 de setembro de 1965. Desde então, foram realizadas 25 Assembleias Sinodais.

Quem escolhe o tema do Sínodo é o Papa, após um estudo elaborado pelo Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos que avalia as sugestões recebidas. Com o tema definido, prepara-se a “Lineamenta”, documento que apresenta as linhas principais do tema do Sínodo e, após a aprovação do Papa, é enviado ao episcopado. Após um estudo, os bispos enviam uma relação sobre essa Lineamenta para a Secretaria Geral. Só então é redigido o “Instrumentum laboris”, documento que é ponto de referência durante a Assembleia sinodal.

É este mesmo secretariado sinodal que após o Sínodo resume e aprova as principais conclusões dos bispos durante as reuniões, elaborando assim, juntamente com o Papa o documento chamado Exortação Apostólica.

A palavra “sínodo” vem de duas palavras gregas: “syn”, que significa “juntos”, e “hodos”, que significa “estrada ou caminho”. Logo, o Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma reunião do episcopado da Igreja Católica com o Papa para discutir algum assunto em especial, auxiliando o Santo Padre no governo da Igreja.

A 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos aconteceu em Roma, de 04 a 25 de outubro deste ano com o tema, “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...