Por Valquíria Vieira Em Igreja

Pastoral da AIDS fala sobre os dados da doença no Brasil

reprodução (Pastoral Aids)O número de mortes causadas em decorrência da AIDS no Brasil caiu 38,9% entre 2001 e 2012, aponta relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids). Ainda assim, no mesmo período, a população brasileira infectada pelo HIV saltou de um número mínimo de 430 mil pessoas para 530 mil, alta de 23,3%. A estimativa máxima do órgão é de crescimento de 540 mil para 660 mil infectados, expansão de 22%.

O assessor nacional da Pastoral da AIDS, Frei Luiz Carlos Lunardi, em entrevista ao A12.com falou sobre esses dados.

A12 - Como a pastoral da AIDS vê esse dados que UNAIDS divulgou?

Frei Luiz Carlos - É certo que os avanços com medicamentos garante uma qualidade de vida maior a quem faz bem adesão ao tratamento, portanto diminuiu o índice de óbitos. As pessoas vivem mais porque tomam medicamentos corretamente. Os medicamentos são eficazes para o controle do vírus. Vemos por outro lado uma epidemia estabilizada na maior parte do Brasil e com grande aumento de novas infecções principalmente no sul do país. Vários fatores podem ser considerados mas um que sem dúvidas tem contribuído para este aumento é a ausência de campanhas de informação e orientação da população para a prevenção das DST/HIV e Aids.

A12 - A partir desses dados, quais ações a Pastoral da AIDS deve realizar/planejar?

Frei Luiz Carlos - A Pastoral da Aids tem ações permanentes na linha da informação para a prevenção das DSTs HIV, desenvolve campanhas permanentes de incentivo ao diagnóstico precoce, capacita agentes para ações de base nas comunidades e realidades de maior vulnerabilidade e qualifica lideranças para incidência política para o engajamento nas instâncias de controle social. Atua com palestras em escolas, comunidades e empresas levando informação e orientação segura.

A12 - Com essa realidade qual a principal preocupação da Pastoral da AIDS?

Frei Luiz Carlos - A maior preocupação da Pastoral da Aids neste contexto é desenvolver uma cultura do cuidado que envolve prevenção permanente e continuada. É preciso envolver todos os setores da sociedade para que toda a população esteja informada e estabeleça para si comportamentos seguros.

A12 - Qual o ponto favorável, que temos que comemorar a partir desses dados?

Frei Luiz Carlos -  Hoje temos todo o conhecimento sobre as formas de contágio e as formas de prevenção, temos também disponível toda a logística de exames, consultas de acompanhamento e medicamento para quem já estiver infectado. Os medicamentos controlam o vírus dando assim qualidade de vida para a pessoa infectada e diminuindo a possibilidade de transmiss

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...