Por Polyana Gonzaga Em Igreja

Pastoral da Criança realiza acompanhamento nutricional personalizado

 

Foto de Miranda Laskowska

O aleitamento materno evita muito o sobrepeso.

Pesquisas realizadas até 2010 revelaram uma diminuição significativa das taxas de baixo peso e desnutrição na população. O ponto negativo revelado pelas pesquisas foi o aumento nas taxas de sobrepeso e obesidade da população, situação que evidencia um grave problema de saúde pública.

Os apontamentos mostraram que no Brasil observou-se, entre 2008 e 2009, que as taxas de excesso de peso atingiram cerca da metade da população adulta, estendendo-se a crianças e adolescentes em todas as classes sociais. Diante dos resultados das pesquisas ao longo dos anos, a Pastoral da Criança percebeu a necessidade de um programa de Acompanhamento Nutricional. Este é um dos principais trabalhos realizados pela Pastoral da Criança.

Através do acompanhamento personalizado, com a avaliação do peso e altura das crianças, os voluntários da Pastoral da Criança ficam sabendo se as crianças estão ganhando ou perdendo peso e se estão crescendo conforme o esperado.

Por que realizar o acompanhamento nutricional com as crianças?

De acordo com o coordenador da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann, o acompanhamento nutricional é necessário para prevenir a desnutrição e combater a obesidade.

“A criança que é desnutrida até o segundo ano de vida tende a ser obesa no futuro. Outra causa de obesidade plenamente comprovada é a mãe que fuma durante a gestação. Há outras questões, fora os cuidados básicos, como os primeiros mil dias, que é essa questão da gestação e o aleitamento materno. O aleitamento materno evita muito o sobrepeso e a obesidade, estes cuidados são os mais importantes”, afirmou.

O médico ainda destacou que é preciso ter um bom cuidado na gestação e no aleitamento materno e também que a criança precisa ter um espaço seguro para brincar: “Nós precisamos mobilizar toda comunidade para que tenhamos um espaço seguro pra criança brincar. O outro aspecto é a própria alimentação. São estes os diversos cuidados: aleitamento materno, espaço seguro para correr e brincar e uma alimentação saudável”, completou. Legenda da foto

No site da Pastoral da Criança é possível saber como os líderes fazem esse acompanhamento nutricional nas comunidades, para observar se seu filho está se desenvolvendo e ainda consultar as dicas importantes sobre como prevenir a desnutrição e a obesidade e, se for o caso, como combater a obesidade.  

Como está a situação nutricional do meu filho?

Conheça o sistema de acompanhamento nutricional da Pastoral da Criança aqui.

 

Nelson Arns Neumann é coordenador internacional da Pastoral da Criança. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como médico, missionário leigo, na diocese de Bacabal (MA), em 1988 e 1989. Desde 1990 é Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança - Organismo de Ação Social da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...