Por Valquíria Vieira Em Igreja

Pastoral da Criança recomenda convivência familiar para período de férias

O ano escolar para muitas crianças e jovens já terminou e alguns pais se organizam para estarem alguns dias de folga e também aproveitar as férias.

A Pastoral da Criança, que durante o ano todo acompanha o desenvolvimento dos pequenos, tem orientações para que o período de férias seja uma oportunidade de valorizar a convivência familiar.

Férias Escolares

Em entrevista ao A12.com Ir. Veroni Medeiros, assistente técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança na área de desenvolvimento infantil falou das possibilidades de ensinar e aprender com as crianças no período de férias.

:: Nove dicas de atividades para as férias

A Pastoral da Criança recomenda que o período de férias seja muito oportuno para reafirmar os laços de convivência familiar. A família precisa procurar estar disponível, atenta e ser cuidadosa. Também é importante combinar e estabelecer limites, para que crianças possam brincar sem se machucar e sem incomodar outras pessoas da família. O tempo de férias é uma oportunidade para intensificar o cuidado com as relações de convivência, como: o carinho, o sono, o alimento e as brincadeiras. É muito bom procurar ocupar o tempo com brincadeiras ao ar livre”, assinalou.

Durante as férias, de acordo com a Ir. Veroni é fundamental redobrar os cuidados, mas aproveitar o tempo das crianças em casa.

“As brincadeiras devem ocupar espaço e tempo privilegiados, pois o brincar é uma necessidade, e um direito garantido da criança. Na primeira infância os cuidados devem ser redobrados. A presença constante do adulto é fundamental junto à criança.

Os pais têm que ver como aproveitar o tempo das crianças em casa e oferecer muitas oportunidades para elas de exploração, criação, descoberta, relacionamento e interação com o mundo que as cerca de forma prazerosa. A melhor forma é usar criatividade, inventando momentos alegres, simples e felizes. Crianças envolvidas em atividades próprias para elas são uma alegria na família”, colocou.

:: Dicas de férias no Santuário Nacional de Aparecida

Coisas simples de um período diferenciado como as férias podem se tornar grandes descobertas, Ir. Veroni indica, por exemplo, brincadeiras tradicionais e antigas que podem fazer a diferença nesse período.

“O cuidado, a presença e o aconchego são aspectos relevantes para que a criança possa curtir as férias, brincar muito, fazer descobertas, apreciar a natureza e encantar-se com a beleza de toda a criação. Brincadeiras muito simples podem fazer muita diferença como: jogar bola, pular corda, jogar peteca, pular amarelinha. Usar a criatividade e construir brinquedos junto com a criança ganha um novo sentido, eleva a autoestima e constrói autonomia”, sugere.

O período de férias segue até o início de fevereiro quando as escolas abrem o ano letivo de acordo com as orientações do Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de educação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...