Por Redação A12 Em Igreja

Prêmio Dom Afonso Niehues premiará iniciativas solidárias em Florianópolis

A primeira edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues lançada em Florianópolis (SC) visa evidenciar e valorizar ações de caráter coletivo realizados nas comunidades e municípios que constituem a Arquidiocese de Florianópolis. A premiação tem como proposta também a mobilização da sociedade no âmbito das políticas públicas e ainda o reconhecimento dos esforços das entidades populares em defesa e melhora da vida da população economicamente desfavorecida. A iniciativa foi lançada oficialmente na última terça-feira (26). O Prêmio busca homenagear o ex-arcebispo Dom Afonso Niehues no ano do primeiro centenário de seu nascimento.

Foto de: Arq. Florianópolis.

Missa de lançamento da premiação Dom Afonso Niehues

Missa lançou oficialmente a primeira edição da premição em homenagem a Dom Afonso Niehues. 

 

Foto de: Arq. Florianópolis.

Dom Afonso Niehues

Dom Afonso Niehues (1914-1993)

Afonso Niehues nasceu em São Ludgero (SC), em 23 de agosto de 1914 e faleceu em Brusque (SC), no dia 30 de setembro de 1993. Foi arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis de 1965 a 1991. Em 1966, Dom Afonso Niehues, contribuiu para a formação do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, ativando diversos setores, entre eles, o das Pastorais Sociais, mais especificamente a Ação Social Arquidiocesana (ASA). Essa entidade de personalidade jurídica teve como primeiro presidente o ex-arcebispo. Sob a coordenação da ASA, as paróquias formaram ações sociais paroquiais iniciando atividades que procuravam despertar a consciência das pessoas para as questões sociais e intervir na realidade social das comunidades.

Com a premiação o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, entidade responsável pelo evento, quer “manter viva a chama da paz, da esperança e da solidariedade de Dom Afonso Niehues, que hoje está presente nas diversas ações desenvolvidas pelas entidades e grupos sociais, que atuam na abrangência da Arquidiocese de Florianópolis”.

A divulgação e premiação das iniciativas vencedoras ocorrem na Catedral Metropolitana de Florianópolis, no dia 25 de novembro. Duas entidades serão premiadas com recursos financeiros para o fortalecimento de projetos, a primeira colocada ganhará 10 mil reais e a segunda, 7 mil reais.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 24 de outubro. Informações e edital no site www.asafloripa.org.br.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...