Igreja

Presépio, uma tradição católica de 800 anos

Escrito por Elisangela Cavalheiro

18 NOV 2021 - 10H50 (Atualizada em 12 DEZ 2023 - 14H47)

Shutterstock

Representar Presépios é um costume que começou há 800 anos e hoje é tradição na história das famílias católicas.

Revestido de um significado profundo, que remete ao projeto de Deus para humanidade por meio do seu Filho Jesus, o Presépio é uma saudável Tradição Cristã e, por isso, significa uma forma de levar os fiéis a viver a experiência do amor de Deus, do desapego, da fraternidade e da paz.

Segundo o papa Bento XVI, a árvore e o Presépio são elementos do “patrimônio espiritual cristão” e eles se contrapõem ao consumismo e busca de bens materiais” na sociedade atual. Além disso, Bento XVI enfatiza que “o Natal é uma festa cristã e os seus símbolos constituem uma importante referência para o grande mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus”. 

Para ajudar a compreender o significado do Presépio, este importante símbolo do Natal, e resgatar a sua história, entrevistamos o Missionário Redentorista Irmão José Mauro Maciel, que é historiador. 

Descubra, por exemplo, que São Francisco de Assis tem uma relação com a história do Presépio e veja qual é a data certa para montar e desmontar o Presépio.  Confira! 

A12 — Como e quando surgiu o costume de representar Presépios?

Irmão Maciel — As formas de representação em desenhos ou pinturas, com as cenas do Presépio, surgiram no século IV, no Oriente Médio. Naquela época, a Sagrada Família (Lc 2, 16), o jumento e o boi (Is 1, 3) eram os personagens e figuras principais. Segundo a Bíblia, estes são animais do jugo (canga) e precisam ser domados para servir aos humanos. De forma semelhante, as pessoas necessitam de disciplina e educação para servir a Deus e ao próximo. Assim, nós os cristãos, estamos sob o jugo do Evangelho de Jesus (Mt 11, 30). 

Ainda no final deste século IV, aparecem as representações com os “magos” trajados de reis, que visitaram o Menino Deus, adoraram-no, homenagearam-no e ofereceram-no ouro (eternidade), incenso (divindade) e mirra (morte), conforme o Evangelho escrito por São Mateus (Mt 2, 11). 

Thiago Leon
Thiago Leon
Os personagens representados em um presépio foram surgindo aos poucos em sua história


Portanto, o Deus Encarnado, na sua humanidade haveria de morrer, mas, permanecendo divino e eterno. Posteriormente, acrescentaram as figuras do anjo e dos pastores (Lc 2, 9) e também a “estrela do Oriente” (Mt 2, 2). 

No século XII, aparecem o pastor com a “gaita de fole”, outros animais (ovelhas, o galo e outros). A partir do século XVI, os Presépios se tornaram mais domésticos e artísticos, dependendo das criatividades e posses de seus pretendentes. Sobretudo na Itália e em Portugal.

A12 — Qual o papel de São Francisco de Assis na história do Presépio?

Irmão Maciel — Em 1223, São Francisco de Assis (1182 – 1226) tornou-se famoso, pois, ao invés dele Festejar o Natal na igreja local, segundo o costume, montou um Presépio na floresta de Greccio, arrumando um cenário próprio, com diversos animais, no intuito de melhor explicar o Mistério da Encarnação de Cristo ao povo. Ele inovou a maneira de se montar o cenário do Nascimento do Senhor. 

Shutterstock
Shutterstock
São Francisco com o Menino Jesus nas mãos


A12 — Qual o significado do Presépio?

Irmão Maciel — O significado do Presépio é muito profundo. É a tentativa de mostrar como o Filho de Deus se Encarnou na Humanidade e na realidade dos humanos. 

Veja mais sobre Advento e Natal Santos que ajudam a viver o Advento e o Natal10 dicas para preparar uma novena de Natal em famíliaGaranta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de AparecidaQuem eram os Reis Magos e de onde vieram?O cenário de um Presépio deve nos convencer de que Deus abriu mão do uso de seu poder e divindade, e veio morar entre os humanos, para ensinar as pessoas todo o bem necessário para ser feliz. 

O Presépio nos mostra que o desapego é necessário para a conscientização daquilo que é de mais precioso e sagrado: a vida! Ela é dom Deus e a missão dos humanos é experienciá-la na justiça, na fraternidade e na paz. 

Seu significado deve nos levar à comunhão de vida, entre irmãos, e com os recursos humanos e naturais que Deus oferece abundantemente. Dessa forma, na fraternidade universal: direito e dever de todos nós!  

A12 — Existe um período correto para montar e desmontar os Presépios?

Irmão Maciel — Existe um período certo para montar e desmontar os Presépios. Inclusive, com os devidos e respeitosos cuidados com as sagradas imagens (Sagrada Família, anjo e santos reis). A montagem do Presépio segue o Ciclo Litúrgico Católico. 

No Brasil, desde o século XVIII, a Igreja orientava aos fiéis para montar o Presépio no dia 15 de dezembro (primeiro dia do Tríduo de Nossa Senhora da Expectação do Parto ou do Ó, com Festa dia 18) e desmontá-lo, no dia seguinte à Epifania (Festa de Reis, 06 de janeiro). 

:: Quem eram os reis magos?

Atualmente, o costume é montar o Presépio no primeiro domingo do Advento ou no dia 15, quando se inicia a Novena do Natal nas Famílias e/ou Comunidades, deixando a manjedoura vazia até o final da Missa da Vigília (do Galo), na noite do dia 24 de dezembro, quando se deve colocar a imagem do Menino Deus na manjedoura. 

O Presépio deve ser desmontado na segunda-feira, após o domingo (entre 2 e 8 de janeiro) da Epifania. Portanto, a permanência do Presépio segue a orientação Litúrgica Católica, no Ciclo do Natal, tanto para as Orações Domésticas, quanto ao Culto Público nas igrejas e praças.  

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...