Por Tatiana Bettoni Em Igreja

Processo de beatificação do padre Júlio Maria de Lombaerde é aberto em MG

Será aberta neste sábado (24) a fase diocesana do processo de beatificação e canonização do padre Júlio Maria de Lombaerde, missionário belga naturalizado brasileiro. O bispo diocesano de Caratinga (MG), dom Emanuel Messias de Oliveira é o responsável pelo início do processo.

O ato jurídico pelo qual se dá início ao processo ocorrerá em Manhumirim, zona da mata mineira, às 20h deste sábado (24), na Matriz Bom Jesus. Já no domingo (25), uma missa será celebrada em ação de graças na Igreja Matriz de Manhumirim, às 9h.

Beatificação Pe. Julio Maria

Após o início do processo, haverá o longo e delicado trabalho das comissões que levantarão dados sobre a santidade do candidato, bem como a retidão de suas ações e pregações. Uma vez concluído o trabalho, os documentos serão enviados à Roma, quando se iniciará a próxima fase. Aprovados os documentos, será necessária a comprovação de dois milagres: um para a beatificação e outro para a canonização.

Em entrevista ao A12, os padres sacramentinos responsáveis pelo processo comentaram os trâmites e a falaram da expectativa pela beatificação. Confira os detalhes com padre Heleno Raimundo da Silva, vice-postulador da causa, e frater Antônio Leonardo de Souza:

A12 - O que motivou a abertura do processo de beatificação? 

Pe. Heleno e Frt. Antonio - Desde o princípio da Igreja, houve cristãos que se destacaram na vivência e no testemunho da fé. Alguns deles foram mortos por causa da fé, outros viveram a caridade de modo ardente, outros foram verdadeiros pastores. Outros ainda, com o carisma que receberam de Deus, reuniram homens e mulheres, desejosos de seguir a Cristo consagrando-lhe suas vidas. Estes homens e mulheres que se destacaram dentre o povo de Deus por sua santidade, a Igreja os propõe como modelo e inspiração para os cristãos de hoje, para que possam, como eles, viver verdadeiramente sua fé, seguindo a Jesus Cristo, em sua vida quotidiana.

Do mesmo modo acontece com o Servo de Deus Júlio Maria De Lombaerde. Nascido na Bélgica, desde jovem, queria dedicar sua vida a Deus como missionário. Tendo finalmente se tornado sacerdote, como Missionário da Sagrada Família, exerceu um intenso apostolado na França como pregador e escritor. Foi, de repente, enviado para as missões no Brasil. Aqui, a começar pelo Norte e Nordeste, e depois no Sudeste, continuou seu apostolado de pregador, escritor, e mais ainda, foi médico, farmacêutico, professor, e tantas outras coisas. Fundou três congregações religiosas, a saber: Filhas do Coração Imaculado de Maria [Irmãs Cordimarianas], Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora e Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora. Intenso era não só seu apostolado, mas também sua amizade com Deus e o desejo ardente de ser santo. É o que logo percebemos ao ler suas notas espirituais e livros. Buscou a santidade com todas as suas forças, e todas as forças, que de Deus recebeu, empregou para levar outros a esse caminho. A vivência profunda da fé o levou à santidade. Por isso, ele é para muitos hoje um modelo de cristão a ser seguido. Tendo falecido no Natal de 1944, não demorou começar a chegar relatos de graças alcançadas por meio de sua intercessão.

A12 - O que representa para a Diocese e a Igreja a abertura do processo de beatificação? 

Pe. Heleno e Frt. Antonio - Significa o início de um grande trabalho de investigação, no qual estão envolvidas diversas pessoas que se dedicam a conhecer tudo o que for possível sobre este Servo de Deus, a fim de comprovar as suas virtudes para, então, numa próxima etapa, ser beatificado. Para a Diocese de Caratinga é um momento especial, pois, além de ser o primeiro candidato desta Igreja Particular aos altares, foi um homem que desempenhou um papel singular nesta Igreja. 

A12 - Como avaliam a popularidade do candidato? A figura de Pe. Júlio é muito querida entre os devotos? 

Pe. Heleno e Frt. Antonio - Antes mesmo do seu falecimento, o Servo de Deus já tinha fama de santidade. Era um homem profundamente de Deus, marcado, visceralmente, de amor à Eucaristia e a Maria, a quem tinha um devotado amor filial. Os frutos de sua espiritualidade são visíveis através de suas obras materiais: Congregações, Seminário, Colégios Pio XI e Santa Teresinha, Hospital, Patronato, Asilo, Albergue para idosos. Querido por grande número de povo e temido por alguns que se sentiam incomodados por seu apostolado de Amor e Sacrifício. Por ocasião de sua morte, todos choraram por tamanha perda de um grande líder espiritual e abnegado defensor das causas sociais. 

A12 - O processo, sendo bastante complexo, pode demorar quanto tempo? 

Pe. Heleno e Frt. Antonio - Não temos como definir o prazo, haja vista a grande quantidade de documentos, depoimentos e testemunhos que precisam ser recolhidos e analisados. O processo caminha de acordo com o atendimento às solicitações feitas pela Sagrada Congregação da Causa dos Santos. 

Temos recebido diversos relatos de graças alcançadas e de curas, por intercessão do Servo de Deus Júlio Maria. No entanto, é preciso ter cautela e dar os passos conforme as orientações e exigências da Sagrada Congregação para a Causa dos Santos. É preciso que tudo seja documentado, antes e depois de uma cura. Os milagres serão contemplados na terceira etapa do Processo de Beatificação e Canonização.

Saiba mais sobre padre Júlio Maria de Lombaerde no site www.sacramentinos.org.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...