Por Redação A12 Em Igreja

Processo de beatificação e canonização de dom Luciano será aberto nesta quarta em Mariana (MG)

Foto de: Arq. Mariana. 

Dom Luciano Mendes de Almeida

“Depois de um dia inteiro de trabalho nos afazeres
como bispo, ele saía em silêncio e ia a pé socorrer
drogados e doentes nos hospitais. São registros
que só podem ser encontrados no livro da vida,
direto com Deus”. Padre Natali, postulante. 

A Arquidiocese de Mariana abre oficialmente nesta quarta-feira (27) o processo de beatificação e canonização de seu ex-arcebispo, dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 2006. A cerimônia será realizada durante missa na Catedral Metropolitana de Mariana, na presença do arcebispo, dom Geraldo Lyrio Rocha. A data recorda o falecimento de dom Luciano.

Em carta, a Congregação para a Causa dos Santos informou que “por parte da Santa Sé, não há nada que impeça, para que se inicie a Causa de Beatificação e Canonização de dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”. 

A celebração marcará o início da fase arquidiocesana do processo, com a instalação do tribunal eclesiástico que ficará responsável de reunir documentos, depoimentos, e outras informações que demonstrem que o ex-arcebispo levou uma vida virtuosa, por meio da prática cristã como a fé, esperança, amor, prudência, fortaleza, temperança, humildade, pobreza, obediência e castidade. Essas qualificações da pessoa de dom Luciano deverão ser aprovadas pela Santa Sé. 

Na celebração será anunciado o nome do Monsenhor Roberto Natali, atual vigário judicial, como advogado da causa de dom Luciano. “Ainda estamos na fase de preparação para a abertura do processo na diocese”, adiantou o vigário. Segundo o postulador, “essa primeira fase ocorre na arquidiocese de Mariana, onde dom Luciano atuou por 18 anos. A segunda fase, que é decisiva, será em Roma”.

Padre Natali explicou ainda que a primeira fase não tem um período determinado para finalização, e lembrou o fato de que mesmo sendo jesuíta como o Santo Padre, o processo deverá seguir os protocolos habituais. “Não acredito que o fato dele ser jesuíta, como o papa Francisco, possa agilizar o processo de beatificação de dom Luciano que, graças a Deus, está começando agora. Já é um grande passo colocar a vida de dom Luciano em foco”. 

Ao lembrar o testemunho de vida de dom Luciano, padre Natali enfatizou a dedicação e carinho com os mais pobres, dos quais para o processo será um desafio reunir depoimentos. “Depois de um dia inteiro de trabalho nos afazeres como bispo, ele saía em silêncio e ia a pé socorrer drogados e doentes nos hospitais. São registros que só podem ser encontrados no livro da vida, direto com Deus”. 

Caso a documentação seja aprovada em Roma, com um decreto do Papa Francisco, dom Luciano passa a ser venerável. A partir deste título, se um milagre alcançado por sua intercessão for provado, o religioso será reconhecido beato. A comprovação de um segundo milagre pode torná-lo santo.

Dom Luciano

Dom Luciano Mendes de AlmeidaNascido no Rio de Janeiro em 5 de outubro de 1930, dom Luciano tornou-se jesuíta ainda jovem, trabalhando na Companhia de Jesus, dos 17 aos 45 anos de idade, onde obteve destaque no trabalho com detentos nas cadeias em Roma. Foi bispo auxiliar de dom Paulo Evaristo Arns, em São Paulo, antes de ser nomeado arcebispo de Mariana, em 1988, onde permaneceu até 2006, quando faleceu aos 75 anos. Dom Luciano foi também secretário geral (de 1979 a 1986) e presidente por dois mandatos consecutivos (1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante quase duas décadas à frente da Arquidiocese de Mariana (MG), o bispo deu forte impulso pastoral a esta Igreja particular, onde a organizou em cinco Regiões Pastorais. Deu atenção à formação permanente do clero, à realização de assembleias pastorais e à reestruturação de conselhos arquidiocesanos. Também organizou pastorais, religiosos, processos formativos do Seminário Arquidiocesano e obras sociais, além do investimento na capacitação e participação dos leigos e na preservação das Igrejas históricas.

Em nota publicada por ocasião de sua morte, a Presidência da CNBB destacou entre as marcas que o religioso deixou na instituição o dinamismo, a inteligência privilegiada, a dedicação incansável e o testemunho de amor à Igreja.

Comenda Dom Luciano

Após a Sessão de Abertura do Processo de Canonização, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana irá promover a entrega da Comenda dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e de Responsabilidade Social, no Centro Cultural Arquidiocesano. Criada em 2008, a comenda é entregue a personalidades e organizações que, por suas ações afirmativas, cumprem importante papel na área da responsabilidade social. Nesta edição, sentre os agraciados está o bispo de Xingu (PA),  dom Erwin Krätler, reconhecido por sua luta em favor de causas sociais e ambientais na Amazônia.  

Depoimentos e documentos para a causa de canonização de dom Luciano: 

Quem tiver notícias úteis para o processo de dom Luciano pode enviá-las ao Tribunal da Arquidiocese de Mariana, localizado à Rua Direita, 102, no Centro. CEP: 35.420-000. Mariana (MG), ou ainda pelo telefone (31) 3557 3922.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...