Por Redação A12 Em Brasil

Publicação inédita apresenta dados sobre o câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens

cancerNesta quarta-feira (15) é o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infanto-juvenil e o INCA (Instituto Nacional do Câncer) lançou na última sexta-feira (10) um livro inédito sob o título: “Incidência, mortalidade e morbidade hospitalar por câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens no Brasil: Informações dos registros de câncer e do sistema de mortalidade”.

:: Estudos mostram ligação entre maus hábitos de vida e câncer

O livro preenche a lacuna de informações nacionais sobre a incidência, a mortalidade e a morbidade hospitalar relacionadas ao câncer no grupo de pessoas de zero a 29 anos.

De acordo com os dados do livro a taxa média de mortalidade por câncer na faixa etária entre 15 e 29 anos, os chamados adultos jovens, permaneceu estável no Brasil no período entre 2009 e 2013. As informações apontam que nos cinco anos do estudo ocorreram 17.527 mortes por câncer nesta faixa etária, com uma taxa média de 67 mortes por 1 milhão de habitantes, mas é um número que permanece estável.

A técnica da Divisão de Vigilância e Análise de Situação do Inca, Marceli Santos, da equipe que elaborou o estudo apresentou os destaques da publicação.

“As neoplasias em crianças e adolescentes diferem dos tumores dos adultos quanto à forma, ao comportamento clínico e às localizações primárias e, por isso, devem ser estudadas separadamente: quase sempre, afetam as células do sistema sanguíneo e as dos tecidos de sustentação. Nos adultos, as células epiteliais, que recobrem órgãos, são as mais afetadas”, explicou.

:: Saiba quais são os principais sintomas do câncer infantil

O livro dá sequência a primeira publicação, Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil. Dados dos Registros de Base Populacional e de Mortalidade, de 2008, que compreendeu a faixa etária de zero a 19 anos.

Marceli acrescentou que o livro é “instrumento necessário para a pesquisa e o planejamento em saúde, para a melhoria da avaliação e a gestão do controle de câncer infantojuvenil".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...