Por Redação A12 Em Igreja

Rede Eclesial Pan-Amazônica envia mensagem ao Papa Francisco

Por ocasião do Encontro Rede Eclesial Pan-Amazônica que aconteceu de 9 a 12 de setembro, na sede das Pontifícias Obras Missionarias, em Brasília (DF), os 60 representantes de Instituições que atuam no bioma amazônico e que se reúniram com a finalidade de fundar uma Rede Eclesial em vista da eficácia da missão nessas terras, enviaram uma carta-mensagem ao Papa Francisco que, no início do evento, manifestou sua unidade com o grupo. 

repam

Na mensagem, os participantes comunicam ao Santo Padre a criação da Rede e os compromissos que assumem a partir de então, e asseguram uma missão baseada na unidade para bem servir a Igreja em vista do Reinado de Deus, reafirmando o compromisso da Igreja na Amazônia para com seu bioma e todos os seus habitantes. 

"Como compromisso, criamos formalmente a  formalmente a REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA (REPAM), a qual pomos, com total disponibilidade, ao serviço da Igreja para por em prática as orientações que nos oferece e que possa nos oferecer num futuro próximo", escreveram os participantes. 

Leia a carta na íntegra: 

S.S. Francisco 
Cidade do Vaticano

Brasilia, 12 de setembro de 2014

Querido Papa Francisco

Estamos reunidos, leigos, religiosos, religiosas, sacerdotes e bispos dos países na cidade de Brasília- Brasil para o encontro da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM.

Ficamos animados com sua mensagem cordial e lúcida cordial chegou a nós por meio Cardeal Pietro Parolin, Secretario de Estado. Mesmo assim, como sinal de comunhão e compromisso eclesial, um representante do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o Sr. Tebaldo Vinciguerra. Obrigado Santo Padre!

Nestes dias reconhecemos os valores socioambientais das culturas ancestrais dos povos originários e o impacto destrutivo gerado pelo atual sistema econômico sobre a dignidade de pessoas e no seu entorno natural.

A REPAM assume como visão o que Sua Santidade disse em 19 de março de 2013: “Nossa vocação é cuidar de toda a criação, da beleza da criação, como nos diz o livro do Gênesis e como nos mostra São Francisco de Assis: ter respeito por todas as criaturas de Deus e pelo ambiente em que vivemos”.

Portanto, a missão da REPAM é a resposta de Deus aos clamores dos povos originários e de toda a humanidade, ao ter presente sua especial preocupação pela Amazônia e recordar o papel determinante da Igreja para o futuro da região. Motivou-nos a proposta: “Amazônia: Pulmão do planeta” e “coração da Igreja”. Também nos animou a participação dos cooperadores fraternos da América do Norte e Europa.

Como compromisso do nosso encontro, criamos formalmente a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a qual colocamos à disposição e ao serviço da Igreja para por em prática as orientações que nos oferece e que possa nos oferecer no futuro próximo.

Rezamos por sua Santidade e encomendamos seu ministério petrino a especial à especial intercessão da Virgem Aparecida.

 

Cardeal Cláudio Hummes
Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia - Brasil

Mons. Pedro Barreto
Presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade – CELAM

Mons. José Luis Azuaje
Presidente do Secretariado Latinoamericano e Caribe da Cáritas - SELACC

Irmã Mercedes Casas
Presidente da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosas e Religiosos - CLAR

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...