Por Redação A12 Em Igreja

Rede de profissionais e religiosos leva apoio espiritual a hospitalizados em Ribeirão Preto

Uma rede formada por profissionais de saúde e grupos religiosos em Ribeirão Preto (SP) possibilita a inúmeros enfermos apoio espiritual durante o seu tratamento médico em hospitais, instituições de saúde e casas de apoio. A Rede de Apoio Espiritual começou há alguns anos a partir do trabalho da Comissão de Apoio Espiritual da Rede de Cuidados Paliativos de Ribeirão Preto e Região. A Rede existe para preparar os religiosos em vista das normas das instituições, cuidados com as atitudes e posturas junto aos doentes e junto aos profissionais da equipe de assistência ao doente. 

saudeNesse trabalho unificado da Rede com as instituições religiosas, os agentes são chamados de “mensageiros” e sua atuação define-se pelo apoio espiritual humanizado, na forma de uma mensagem de fé, esperança e conforto, mas independente do credo de quem presta ou de quem recebe o apoio espiritual.

Um grande números dos agentes envolvidos na Rede pertencem à Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Entre eles, o padre dom André Bernardino responsável pela Capelania Católica na Santa Casa de Ribeirão Preto. Padre André é monge beneditino e capelão da Santa Casa há nove anos. Em sua rotina, realiza uma vez por semana, uma missa da saúde e um terço, visita os enfermos entre outros atendimentos. Na Santa Casa, trabalham junto com o religioso 43 agentes da Pastoral da Saúde que se revezam nas atividades semanais.

Sobre o trabalho dos agentes, padre André observa que a espiritualidade é muito importante na dimensão do ser humano e por isso a atuação deles junto às pessoas fragilizadas por uma doença favorece inúmeros benefícios nesta relação. “Dentre os maiores benefícios desse trabalho, percebemos o carinho das pessoas e a gratidão por serem atendidas pelos agentes. Elas se sentem amadas por Deus e pelos que se dedicam a esse trabalho”. Contudo, o capelão reforça que nesse tipo de relacionamento o agente recebe orientação para não se envolver emocionalmente com os pacientes.

Os ‘mensageiros’ cumprem três funções: ouvir e levar uma mensagem bíblica e outras mensagens e orações, apoiar o doente disponibilizando-se a ouvir suas questões existenciais e ajudando-o a lidar com seus dilemas pessoais, e por fim, o mensageiro também pode ajudar familiares dos pacientes e a equipe médica, quando oportuno e por solicitação.

Outras informações sobre o trabalho da Rede de Apoio Espiritual de Ribeirão Preto estão no blog da entidade.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...