Por Redação A12 Em Igreja

Reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade devem resultar em ações práticas

O período da quaresma é o ponto alto de reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade, mas o método de trabalho da Campanha da Fraternidade em todos os anos é o ‘Ver, Julgar e Agir’ que constitui em um compromisso assumido que não dura somente 40 dias, mas sim por toda a vida, já que os resultados da darão frutos.ver_julgar_e_agir

No Mundial da Água desse ano, comemorado hoje (22), é inspirador o Tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 “Casa comum nossa responsabilidade” e quanto a preocupação com o saneamento básico está ligada diretamente ao cuidado com a água.

Durante a quaresma já foi possível atingir o primeiro passo do método de trabalho da Campanha da Fraternidade, o ‘Ver’ já aconteceu de maneira intensa quando o tema foi levantado, discutido, homenageado, pesquisado até mesmo antes de a Campanha começar quando os dados sobre o saneamento básico foram levantados e deu origem ao tema.

O segundo passo, o ‘Julgar’, já está nas mãos de muitas lideranças que conhecem bem os dados do saneamento básico e sabem o que é importante, o que é preciso dar prioridade e de fato resolver para o bem comum.

Fica agora o compromisso do ‘Agir’, a Campanha da Fraternidade tem o seu ponto alto na Quaresma, mas não fica esquecida ou ‘parada’. As ações práticas devem perdurar para a preservação do meio ambiente e ainda pela luta do direito de ter o serviço de saneamento básico.

manual_reuso_da_agua

Um instrumento disponibilizado hoje pelo IPT (Instituto de Pesquisa e Tecnologia), por ocasião do Dia Mundial da Água, traz indicações que podem ser sugestões para 'Agir' diante da proposta da Campanha da Fraternidade. Cada um pode realizar uma parte contribuindo com a preservação do bem natural que é a água. O IPT lança manual para aproveitamento de águas do banho e de máquinas de lavar, chamadas águas cinza.

O manual está disponível gratuitamente para download e traz explicações de como fazer o reuso dessa água e os cuidados corretos para não contribuir com outros problemas que água parada pode trazer.Baixe o Manual Aqui - Aproveitamento emergencial de águas cinza.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...