Por Redação A12 Em Igreja

Regional Sul I se prepara para Congresso Nacional Missionário para Seminaristas

O 1º Congresso Missionário para Seminaristas do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorrerá de 30 de abril a 3 de maio, no Centro de Eventos São Carlos Borromeu, em Jundiaí (SP) e prepara o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, marcado para o período de 9 a 12 de julho, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em Belo Horizonte.

No Congresso em Jundiaí, o tema a ser desenvolvido é “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”.

O evento é voltado para seminaristas do propedêutico, filosofia e teologia.

O 1º Congresso Missionário para Seminaristas do Regional Sul será assessorado pelo padre Jaime Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, cuja missão é educar a sensibilização missionária dos sacerdotes, dos seminaristas, dos membros dos institutos masculinos e femininos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, e dos seus candidatos, bem como dos missionários leigos comprometidos com a missão universal.

Além de palestras, haverá momentos de espiritualidade missionária, visitação em uma paróquia, testemunhos de experiências missionárias de seminaristas, e workshops sobre a Infância e Adolescência Missionária (IAM); Juventude Missionária (JM); Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) e Diocesanos (COMIDIs).

Segundo os organizadores, a espiritualidade missionária estará entre as temáticas principais de reflexão.

A motivação vem dos últimos documentos da Igreja e dos constantes apelos do papa Francisco em colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária, onde os presbíteros, os seminaristas e a vida religiosa consagrada são lideranças fundamentais nessa tarefa.

Congresso Nacional de Seminaristas

congresso_seminaristas_2

Já o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) está confirmado para o período de 9 a 12 de julho, na PUC Minas, em Belo Horizonte e deve reunir cerca de 300 pessoas entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.

O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

As inscrições dos seminaristas já estão sendo feitas somente por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires) tendo como critério a representatividade dos seminários (filosofia e teologia) e casas de formação religiosas, conforme as vagas disponíveis para cada Regional da CNBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...