Por Redação A12 Em Igreja

Relatório anual da CPT denuncia morte de indígenas e conflito pela água

Uma compilação dos dados de 2013 sobre os conflitos e violências sofridas no campo será lançado na próxima segunda-feira (28) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). O relatório anual 'Conflitos no Campo Brasil 2013' está na 29ª edição e reúne dados de todo o território brasileiro, incluindo a realidade dos povos indígenas, quilomboloas e outros povos tradicionais. A cerimônia de lançamento do documento será realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a partir das 14h00.  

Em comparação ao ano passado, o número de mortes não mudou expressivamente. O relatório aponta que 34 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo, dois a menos que no ano anterior. Dessas mortes, 15 foram de indígenas, demonstrando o grave problema da demarcação de terras indígenas no país. São também indígenas 10 das 15 vítimas de tentativas de assassinato, e 33 das 241 pessoas ameaçadas de morte. A CPT destaca que "em nenhum outro período desta publicação se tem registro semelhante". 

Outro destaque de 2013 é o crescimento expressivo do número de conflitos pela água: 32% a mais que em 2012. 

Foto de: CIMI.

cimi povos indigenas

Relatório destaca a morte de indígenas, como um dado expressivo sobre o problema da demarcação de terras no país. 

 

Entre os participantes do lançamento do documento, se destaca Dona Raimunda, posseira da Gleba Tauá, em Campos Lindos (TO), ameaçada de morte por fazendeiros e empresários que se dizem donos das terras. Confirmaram presença ao lançamento o presidente da CPT, dom Enemésio Lazzaris, membros da coordenação executiva nacional da CPT, o secretário da coordenação nacional da CPT, Antônio Canuto, representantes da CNBB e o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves. 

Amazônia: principal palco dos conflitos

A Amazônia continua sendo o principal palco dos conflitos. Nela se concentram 20 dos 34 assassina­tos, 174 das 241 pessoas ameaçadas de morte, 63 dos 143 presos, e 129 dos 243 agredidos. Das Po­pulações Tradicionais que em 2013 foram vítimas de algum tipo de violência, 55% se localizavam na Amazônia.

Acesse a página da CPT para mais informações. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...