Por Redação A12 Em Igreja

Rio de Janeiro e Santa Catarina ganham santuários dedicados à Mãe Peregrina

As arquidioceses de Florianópolis (SC) e São Sebastião do Rio de Janeiro ganham a partir deste mês santuários dedicados à Mãe Peregrina de Schoenstatt. Na capital fluminese, o cardeal Orani João Tempesta aprovou decreto para a elevação a santuário arquidiocesano do Santuário Tabor Redenção da Família. Já em Santa Catarina, no último sábado (05), o arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, abençoou o terreno onde será construído o futuro santuário. 

Rio de Janeiro 

Foto de: reprodução. 

santuario_rio-de-janeiro

Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro. 

O Santuário Tabor Redenção da Família 'Mãe Peregrina', do Rio de Janeiro, a partir de um decreto aprovado pelo Cardeal Orani João Tempesta, passa a ser Santuário Arquidiocesano da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A missa de criação do novo santuário será no dia 19 de setembro, às 16h.

O Santuário situado na Estrada dos Bandeiras, já era um lugar especial de peregrinação e com o decreto da arquidiocese ganhará um valor ainda maior. 

“Podemos dizer que o povo carioca acolhe com alegria esta notícia, e com ela todos renovam o ardor pela missão. Este é um grande presente que recebemos neste ano especial do segundo século de Schoenstatt, ano do Pai segundo nosso lema, ocasião em que a Igreja realiza o Sínodo das Famílias, uma vez que a missão deste santuário – Tabor Redenção da Família – é justamente voltada para elas”, afirmou a assessora do movimento no Rio, irmã Maria Agnes Marqueto.

O decreto levou em consideração o que contempla o Código de Direito Canônico (cân 1230): “pelo nome de santuário entende-se a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar”.

Florianópolis

Aproximadamente mil pessoas, estiveram presentes no último sábado (05), em Tijuquinhas, Biguaçu, para a celebração de bênção do terreno do futuro Santuário de Schoenstatt. O novo santuário será o primeiro no Estado de Santa Catarina dedicado à Mãe Peregrina. 

A Missa foi presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Vito Schlickmann e pelo Bispo de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, além de inúmeros padres da arquidiocese. Também estiveram presentes autoridades e o doador do terreno, Antônio Luiz Füchter com os familiares, além das religiosas da Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt.

Foto de: Arquidiocese de Florianópolis. 

santuario_santacatarina

Bispos, religiosa do Movimento e doador do terreno posam para foto na capelinha no lugar onde será construído o futuro santuário. 

 

Durante a Missa, o Arcebispo aspergiu com água benta o terreno do futuro Santuário e antes da bênção final, todos foram em procissão até a capelinha, onde foi solenemente introduzida a imagem da Mãe Peregrina.

Em sua homilia, Dom Wilson destacou a importância do futuro santuário para a fé do povo catarinense. “Que nossas palavras transmitam Cristo ao mundo e este Santuário faça crescer a fé. Como Maria, levar Cristo a todos que encontrarmos”, assinalou o arcebispo. 

Para Irmã Lilian Goerck, assistente provincial do Movimento, a criação deste novo Santuário pode ser considerado "um milagre que Deus realiza na história do Movimento de Schoenstatt em Santa Catarina”.

“É um momento de gratidão imensa a Deus que nos concede realizar um sonho para este povo de Santa Catarina. O bom Deus nos surpreende com um terreno urbanizado, com uma estrutura onde podemos começar a formação e no futuro, o Santuário", sublinhou. 

Movimento de Schoenstatt 

O Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt foi fundado na Alemanha, em 18 de outubro de 1914, pelo Pe. José Kentenich. Hoje existem 200 santuários espalhados pelo mundo, só no Brasil são 22.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...