Por Redação A12 Em Igreja

Roma acolhe Congresso Diocesano sobre os Pais de Família como transmissores da Fé

‘Transmitimos aquilo que temos recebido’, será o tema do Congresso anual que a Diocese de Roma prepara para o dia 14 de junho e envolverá pais de família como transmissores da Fé.

 

roma

Congresso em Roma envolverá pais de família
como transmissores da Fé.

O evento, que se desenvolverá em duas etapas -a primeira delas durante três dias em junho, e a última em setembro- será inaugurado com o Papa Francisco na Praça de São Pedro.

"O Santo Padre aprovou nossa proposta de abrir o Congresso e se encontrará com os pais das crianças da Primeira Comunhão, dos confirmandos, sacerdotes e catequistas. É algo belo e importante para traçar novos caminhos de participação dos pais até seus filhos. Sem a cooperação da família os esforços generosos dos sacerdotes e dos catequistas são pouco frutíferos", escreveu o Cardeal Agostino Vallini, Vigário da Diocese de Roma, em uma carta dirigida à comunidade diocesana.

Tal como está estipulado no programa, o Congresso iniciará às 18h do domingo, 14 de junho, com a acolhida dos pais de família na Praça vaticana, a saudação do Cardeal Viário e a oração de início. Em seguida ocorrerá o encontro com o Santo Padre, que oferecerá um discurso aos presentes.

"Pensamos que é conveniente e oportuno que os pais venham preparados para o encontro com o Papa: é um Congresso, não uma audiência geral. Por isso peço que convoquem uma reflexão com os pais e catequistas sobre o tema do Congresso", convida o Cardeal Vallini aos sacerdotes.

Para o dia 15 de junho, às 19h, está previsto um encontro na Basílica de São João de Latrão, para a conferência ‘Transmitimos aquilo que temos recebido’ com Dom Andrea Lonardo, diretor da Oficina de Catequese da Diocese de Roma, sobre a responsabilidade dos pais de família de testemunhar a beleza da vida.

Os trabalhos continuarão no 16 de junho, às 19h na Universidade Lateranense, onde os participantes do Congresso trabalharão vários laboratórios de estudo guiados por especialistas. Destes laboratórios se formularão propostas para o próximo ano pastoral.

A segunda etapa do Congresso, que será em setembro, se desenvolverá na Basílica de São João de Latrão com duas sessões, uma na manhã, dirigida especialmente aos párocos e sacerdotes; e uma à tarde para os catequistas. Na ocasião o Vigário da Diocese romana ilustrará as orientações pastorais para o ano 2015-2016, as quais serão maturadas durante o Congresso.

"Nosso projeto pastoral destes anos encontrará no jubileu um suporte e impulso: trata-se de intensificar uma pastoral que faça crescer a Fé através de caminhos espirituais, que não são outra coisa que experiências da misericórdia do Pai em nós", acrescenta o Cardeal Vallini ao referir-se ao Jubileu da Misericórdia anunciado pelo Papa Francisco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...