Por Redação A12 Em Igreja

Santuário de Canindé, no sertão cearense, celebra 100 anos de inauguração

O Santuário de Canindé, no sertão do Ceará, celebra neste sábado, 2, os 100 anos da conclusão da obra do templo dedicado a São Francisco das Chagas. A celebração iniciada no último dia 24 encerra hoje com missa solene na Basílica e lançamento da revista que substituirá o também centenário jornal "O Santuário". 

Santuário de Canindé

Inaugurado em 1915, o novo santuário foi aberto aos fiéis depois de cinco anos de reforma e ampliação. A primeira igreja, anterior ao templo de 1915, foi concluída em 1796, e apresentava alguns problemas e defeitos na construção primitiva e o seu tamanho já não satisfazia ao número crescente de romeiros. Depois de sua inauguração, o templo de 1915 passou por algumas reformas e melhorias. 

Considerado o segundo maior Santuário Franciscano no mundo, depois de Assis na Itália, o grandioso templo de Canindé chega a receber, no mês de outubro, na festa do padroeiro, até 1,5 milhão de peregrinos vindos dos mais diversos estados brasileiros. 

Foto de: Santuário de Canindé.

Santuário de Canindé na festa do padroeiro

Movimento de fiéis e romeiros em outubro. 

Frei Vênancio Willeke, que residiu no Santuário de Canindé, detalhou um retrato do que a nova arquitetura buscou oferecer aos fiéis e devotos.

“Construído em forma de cruz latina, aponta com as esbeltas torres e a majestosa cúpula para o alvo da peregrinação terrestre que é a pátria celeste, ao passo que o sagrado recinto do templo com os painéis alusivos à vida evangélica de São Francisco inspiraram ao romeiro a confiança no milagroso Padroeiro do Santuário e a saudade da comunhão dos Santos na vida eterna”.

O santuário está sob a administração de religiosos franciscanos desde 1758. 

Lançamento 

No mesmo ano em que o Novo Santuário recebia sua bênção, era lançado o Jornal “O Santuário”. Buscando aprimorar e ampliar a comunicação com os paroquianos e peregrinos, o Santuário substituirá o periódico com a publicação Revista “O Santuário”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...