Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R. Em Santuários Atualizada em 09 MAR 2020 - 10H46

Santuário de Frei Galvão: O santo que falava nossa língua

Interior de São Paulo, cidade de Guaratinguetá. Uma cidade de porte médio que, no século XVIII, ainda uma pequena vila, fora dedicada a Santo Antônio. A Igreja Matriz, hoje uma catedral, marca o centro da cidade e atrai visitantes que, mais do que conhecer a arquitetura da bela construção, vêm em busca das bênçãos do primeiro santo legitimamente brasileiro: Frei Antônio de Santana Galvão.

Nascido nessas terras no ano de 1739, a história de Frei Galvão é contemporânea aos primeiros anos da devoção a Senhora Aparecida.

Mesmo que nada tenhamos oficialmente registrado, sendo a família de Frei Galvão extremamente religiosa, possivelmente ele tenha ido algumas vezes ao Morro dos Coqueiros para rezar aos pés da santinha negra. Coincidência ou providência, o certo é que a fé fez morada no Vale do Rio Paraíba!

Elisangela Cavalheiro

Mas não é a Matriz de Santo Antônio o local dedicado exclusivamente a Frei Galvão. Seu santuário, um pouco afastado do centro da cidade, foi erguido com intuito de celebrar a fé dos que buscam nele a intercessão nas horas de angústias.

Simples como sempre foi Galvão, o santuário tem recebido, a cada ano, um número mais intenso de fiéis. Em 2015, na semana da novena e festa, cerca de 100 mil pessoas visitaram o local. E os testemunhos de graças recebidas só se fazem aumentar.

Como em todo santuário, a rotina da igreja é intensa, com missas diárias e atendimento aos devotos. Uma estrutura de acolhida tem sido progressivamente construída com a ajuda dos fiéis e uma área verde, doada pela Prefeitura, deve compor proximamente o entorno do santuário, valorizando a natureza e completando a espiritualidade franciscana do local. Lembremo-nos que Frei Galvão era um frade franciscano, e sua relação com as coisas da natureza sempre foi muito intensa.

:: Milagres de Frei Galvão são exemplos concretos de Fé

(Foto: Santuário Frei Galvão)

Uma das curiosidades do Santuário de Frei Galvão, e também um momento esperado pelos fiéis é a incensação da Igreja, feita por um grande turíbulo, pendurado no centro do templo. A ideia foi trazida do botafumeiro do Santuário de Santiago de Compostela, e oferece um momento único para quem consegue estar presente nos dias em que o mecanismo é utilizado. A fumaça abundante, que sobe e envolve os devotos, cria um clima de mística e oração que aproxima todos das coisas do Céu.

Outro devocional ligado a Frei Galvão e que marca simbolicamente o relacionamento dos fiéis com a devoção ao santo são as “pílulas”, pequenos pedacinhos de papel enrolados e distribuídos entre o povo.

Segundo a história de Frei Galvão, ele teria escrito num pedacinho de papel as seguintes palavras em latim: “Pos partum Virgo, Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis" ("Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós") e entregue a uma mulher que estava em um difícil trabalho de parto.

O milagre daquele nascimento inspirou a todos a buscar nesse devocional um alívio a mais para as horas de dificuldade.

:: Devotos iniciam novena de Frei Galvão em Guaratinguetá (SP)

:: TV Aparecida transmite ao vivo a Santa Missa Solene em honra a Frei Galvão

Seja para buscar alívio e bênçãos, seja para um passeio em família, visitar o Santuário de Frei Galvão em Guaratinguetá é sempre um momento agradável e inspirador. Além do mais, rezamos tranquilamente diante da grande imagem do santo, sabendo que seremos ouvidos e atendidos, afinal o primeiro santo brasileiro falava a nossa língua!

Veja algumas fotos do Santuário Frei Galvão:

Serviço:

Santuário Arquidiocesano de Santo Antonio de Sant'Anna Galvão

Aberto todos os dias, das 7h às 18h

Endereço: Avenida Antonio de Sant'Anna Galvão, s/nº - Jardim do Vale I – Guaratinguetá (SP) - CEP 12.518-220

Telefone: (12) 3125-1444.

O Santuário envia por correio, aos fiéis que desejarem, as 'Pílulas de Frei Galvão'. Basta solicitar no endereço acima.

Saiba mais sobre a história desse Santuário no site: www.santuariofreigalvao.com

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...