Por Polyana Gonzaga Em Brasil

Saúde na melhor idade: Especialista dá dicas de cuidados com a pele

Estudos e pesquisas apontam um grande crescimento da população idosa no Brasil. Garantir uma velhice saudável depende de vários fatores, entre eles o cuidado com gripes e infecções respiratórias e com a alimentação.

Medidas simples como o uso de protetor solar, limpeza e hidratação podem garantir uma pele saudável. É o que afirma a Dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Drª Anelisa Baungartner Lamberti. Confira a entrevista:

Mãos idosas

A12.com - De forma geral, quais os cuidados especiais são necessários com a pele do idoso?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Banhos devem se rápidos, mornos e com sabonete delicado. Hidratante é importante, pois a pele do idoso é geralmente bem seca e com tendência a sensibilidade. Proteção solar utilizando protetores, chapéus, roupas adequadas e respeitando horários de exposição.

Medidas preventivas contra picadas de insetos, pequenos ferimentos e arranhões, pois há maior facilidade de inflamação e infecção. Evitar contato com produtos químicos fortes como inseticidas e cloro, pois há maior propensão a alergias e intoxicações.

Foto de: Divulgação

Idosos

Especialista indica o uso de hidratantes , filtro solar e
evitar exposição nos horários de sol mais intenso.

A12.com - Temos uma geração de idosos que passou grande parte da vida trabalhando exposto ao sol e sem cuidados. Além disso, muitos também que não tinham acesso a protetores solares e hidratantes. Como tratar dessa pele agora?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Manchas solares, incidência de câncer de pele, dentre outras doenças.

Sem dúvida, a geração de idosos que trabalhou exposta ao sol, em profissões como lavoura, hoje sofre com os efeitos acumulativos do sol que se refletem em secura, aspereza, manchas, rugas, envelhecimento precoce e alto risco de câncer de pele. Precisam ser constantemente submetidos às avaliações dermatológicas e, com frequência, realizar procedimentos e pequenas cirurgias para retirada de lesões malignas e pré-malignas. Além disso, precisam utilizar diariamente hidratantes, filtro solar e evitar exposição nos horários de sol mais intenso.

A12.com - Por que a hidratação da pele é importante?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Porque uma pele bem hidratada é também mais protegida e menos vulnerável  a processos alérgicos, irritações e infecções.

A12.com - Qual é o procedimento para a limpeza da pele de um idoso?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Os banhos devem ser mais rápidos, mornos e com sabonete neutro ou infantil, evitando o uso de buchas e esponjas.

A12.com - Por que aparecem manchas na pele do idoso? Como cuidar delas? Há prevenção? E tratamento?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Geralmente, as manchas são fruto do efeito cumulativo do sol.  Devem ser sempre acompanhadas por especialista, pois podem sofrer transformações e acarretar num câncer de pele. A prevenção é usar hidratação e proteção solar e chapéus e roupas adequadas desde a juventude, sempre que houver exposição solar. O tratamento deverá ser definido pelo médico com uso de ácidos, clareadores, lasers ou pequenas cirurgias.

A12.com - Há alguma medida quanto aos cuidados com a pele que, quando tomada desde jovem, evita problemas na terceira idade?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Sem dúvida, a proteção solar desde a primeira infância, utilizando protetor adequado a cada tipo de pele. Também é importante o uso de óculos escuros, chapéus e roupas com tecidos que contém proteção contra os raios UV.  Além disso, hábitos positivos como alimentação saudável, sem vícios como álcool, fumo e drogas, ingerir muito líquido, dormir bem e reduzir o estresse sempre vão refletir numa pele de melhor qualidade.

A12.com - Mais de 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos são causadas por acidentes domésticos. Quando isso ocorre, quais são os primeiros socorros para cuidar do machucado?

 

Hábitos positivos como alimentação saudável, sem vícios como álcool, fumo, ingerir muito líquido, dormir bem e reduzir o estresse sempre vão refletir numa pele de melhor qualidade.

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Quando se tratar de pequenos ferimentos como cortes e arranhões, lavar o ferimento com água corrente e sabonete neutro, secar bem, usar antisséptico local e pomada antibiótica. Também é importante cobrir com curativo adesivo. Evitar remover as ‘crostinhas’ para uma cicatrização adequada.

A12.com - A partir de qual idade é preciso estar mais atento aos cuidados com a pele?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Cada faixa etária tem suas necessidades e cuidados específicos, o ideal é cuidar desde a primeira infância. Curiosidade: cerca de 80% do sol que tomamos durante toda a vida se concentra até os 18 anos de idade.

A12.com - Há alguma doença de pele que surge pela falta de cuidados? Se sim, quais?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Diversas doenças podem advir da falta de cuidados mais simples com a pele. Por exemplo: os fungos (micoses) podem surgir em áreas de umidade, por falta de cuidado ao enxugar os pés ou dobras.  Os eczemas (dermatites ou alergias) surgem por excesso de ressecamento  ou contato com produtos químicos  agressivos, como sabões e produtos de limpeza, entre outros. A principal doença é o câncer de pele que ocorre por falta de proteção solar adequada ou exposição excessiva ao longo da vida.

A12.com - Quais são os principais erros que os jovens cometem hoje e que podem refletir negativamente na pele quando estiverem na terceira idade?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Sem dúvida, o excesso de exposição solar e hábitos pouco saudáveis como, por exemplo, o fumo, consumo de álcool e drogas, pouco sono  e alimentação desequilibrada.

A12.com - É possível conciliar uma rotina corrida com cuidados essenciais na pele? De que forma?

Drª Anelisa Baungartner Lamberti - Claro, precisamos de poucos minutos para: tomar banho rápido e morno, hidratar bem a pele e usar o protetor solar adequado diariamente de acordo com sua idade e tipo de pele.

Já evitar hábitos nocivos, tomar bastante água e se alimentar bem é uma questão de criar novas rotinas e disciplina que vão repercutir positivamente para todo seu organismo e quem sabe “contamine” seus amigos e familiares também, criando um ciclo saudável e positivo!

Além disso, deixo como dica para quem leva uma rotina corrida ter no carro, na bolsa ou até mesmo no trabalho um kit com cuidados essenciais. Entre os itens, produtos de hidratação e higienização da pele, protetor solar e cuidados para possíveis imprevistos, como machucados. Neste caso, é bom ter algodão, antissépticos, protetores locais e pomada antibiótica.

 

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...