Por Redação A12 Em Igreja

Trezena de São Sebastião no RJ é inspirada no Ano da Misericórdia

A Festa de São Sebastião no Rio de Janeiro inicia na próxima quinta-feira (07) com a Trezena de São Sebastião. Durante os treze dias que antecedem o dia da festa litúrgica do santo padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, a imagem missionária de São Sebastião percorre toda a cidade promovendo momentos de fé, devoção e unidade nos corações dos fiéis. Nesse ano, a festa pretende preparar os católicos da Arquidiocese para o Jubileu da Misericórdia a partir do tema: "São Sebastião, anunciador da misericórdia de Deus”.

trezena_rio

A escolha dos locais que receberão as visitas da imagem missionária e do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, junto com sua comitiva, segue a motivação lançada pelo lema da festa e o tema da arquidiocese neste ano. Além dos diversos setores da sociedade e das "periferias existenciais" marcadas pelo sofrimento, a comitiva visitará também algumas comunidades, especialmente as dedicadas a São Sebastião.

No dia 07 de janeiro, as festividades começam às 10h, na Fortaleza de São João, na Urca, com a Celebração da Palavra e o 'Te Deum', seguida pela oração do Ângelus no Pão de Açúcar. A Trezena será aberta às 19h, com Missa na Igreja dos Capuchinhos.

As comemorações seguem com visitas a igrejas, hospitais, casas de assistência a idosos, de saúde, obras sociais, escolas e órgãos públicos. Outras atividades serão realizadas durante os festejos, tais como a homenagem aos mortos portugueses, índios e franceses, na Praia do Flamengo, no dia 11 de janeiro, às 15h; um almoço na Cracolândia, no dia 13 de janeiro; a visita à Penitenciária Talavera Bruce e Esmeraldino Bandeira, em Bangu, no dia 15 de janeiro; e a Missa no Corporate Executive Office – CEO, na Barra da Tijuca, onde será dada a Bênção à Cidade do Rio de Janeiro e aos Jogos Olímpicos, no dia 16 de janeiro, às 19h.

A Trezena será encerrada no dia 19 de janeiro, às 12h, no Cristo Redentor, com assinatura do convênio com o Tribunal de Justiça para a mediação comunitária, seguida pela oração do Ângelus e entrevista coletiva sobre a festa e procissão de São Sebastião com o Cardeal Orani Tempesta. 

A agenda para o dia 20 de janeiro, dia da festa litúrgica, ainda não foi divulgada. 

Quem foi São Sebastião?

Soldado do império romano no final do séc. III e início do séc. IV. Sebastião sofreu o martírio em Roma, em virtude da sua fidelidade a Cristo e à Igreja. Em 1565, foi escolhido como padroeiro de nossa cidade, para cujos fiéis é modelo de fé, coragem, constância e disponibilidade. São Sebastião foi um grande missionário do seu tempo, levando o nome de Jesus a todos, fortalecendo os que estavam cansados e abatidos pela perseguição religiosa daquela época.

Veja a programação completa no site da Arquidiocese do Rio. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...