Por Redação A12 Em Igreja

Vaticano anuncia transferência de bispos em duas dioceses do Brasil

Foto de: CNBB

dom Ricardo Guerrino Brusati e  dom Pedro Carlos Cipollini

Dom Ricardo Guerrino Brusati e Dom Pedro Carlos
Cipollini, respectivamente.

O Vaticano anunciou hoje (27) duas transferências episcopais para o Brasil. O Papa Francisco nomeou novos bispos para as dioceses de Santo André (SP) e de Janaúba (MG).

Acolhendo ao pedido de renúncia ao governo pastoral apresentada pelo então bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp, por motivo de idade, o Santo Padre nomeou Dom Pedro Carlos Cipolini, que até então estava na diocese de Amparo (SP).

Já para a diocese de Janaúba, no norte do Estado de Minas Gerais, Papa Francisco nomeou Dom Guerrino Riccardo Brusati, que estava na diocese de Caetité (BA).

Nomeados

Natural de Bellinzago Novarese (Itália), Dom Ricardo nasceu em 11 de abril de 1945. Foi ordenado presbítero no dia 23 de junho de 1973, e bispo em 2003, para a diocese de Caetité. Seu lema é: “Cantarei para sempre a misericórdia do Senhor”.

Dom Pedro Carlos Cipollini é natural de Caconde (SP). Nasceu em 4 de maio de 1952. Sua ordenação presbiteral ocorreu em 1978. Foi ordenado bispo no dia 12 de outubro de 2010. Escolheu como lema: “Em nome de Jesus”.

Possui mestrado em Direito Canônico e doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. De 2011 a 2015, esteve como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Também já acompanhou a Pastoral Universitária do regional sul 1. Durante a 53ª Assembleia Geral, dom Pedro Carlos Cipollini foi nomeado presidente da Comissão para a Doutrina da Fé para o quadriênio 2015-2019.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...