Por Redação A12 Em Igreja

XII Encontro dos Bispos Lusófonos será em Aparecida, em 2016

encontro_bispos_lusofonosRealizou-se em Angola, de 21 a 27 de julho, o XI Encontro dos Bispos Lusófonos – o primeiro em terras angolanas. Representando o Brasil, participaram o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Card. Raymundo Damasceno Assis e D. Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário da CNBB.

Na declaração final do encontro ficou decidido que o XII Encontro de Bispos dos Países Lusófonos será realizado de 23 a 28 de julho de 2016, em Aparecida.

O encontro teve como objetivo fortalecer a comunhão eclesial e a recíproca complementaridade, promover a cooperação em prol das comunidades e a fidelidade à identidade católica lusófona e criar espaço para aprofundar o conhecimento mútuo entre as Igrejas católicas dos países lusófonos.

Durante o encontro momentos de partilha sobre a realidade, os desafios, as urgências e as soluções que a Igreja enfrentada nos diversos países, foram sublinhados alguns aspetos na procura de pontos comuns de ação:

- o cuidado da Igreja em continuar em estado permanente de missão;

- a atenção à iniciação cristã como itinerário principal da fé e a construção de autênticas comunidades cristãs de acolhimento;

- a valorização e a divulgação da Bíblia em todos os setores das nossas Igrejas particulares;

- o cuidado pastoral da família e de todas as problemáticas que a envolvem;

- a atenção orante e pastoral às vocações ao sacerdócio e de especial consagração;

- a prática da caridade, como resposta social e caritativa da Igreja a todas as situações de carências e pobrezas;

- a aposta na formação e educação em todas as fases etárias e em todos os campos onde a Igreja deve estar presente;

- a atenção muito especial à presença da Igreja nas universidades, cuidando de uma pastoral universitária mais articulada e em rede;

- a abertura da Igreja a todas as problemáticas da vida digna e plena para todos e em todas as fases da vida;

- a defesa da paz e da justiça, da igualdade e da liberdade nos vários setores da vida da sociedade.

Na avaliação dos 11 encontros desde 1996, os participantes avaliaram que os Encontros de Bispos dos Países Lusófonos são úteis e se devem continuar a realizar, como ocasião muito oportuna para conhecimento, aproximação e cooperação entre as Igrejas lusófonas. Nesse sentido, aprovaram um regulamento interno em vista de uma melhor organização destes encontros e da sua concretização junto das várias Igrejas lusófonas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...