Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 05 SET 2018 - 16H27

Conheça trabalho de ONGs e feirantes contra o desperdício alimentício

Shutterstock
Shutterstock

Leia MaisPor que o Brasil não tem políticas de combate ao desperdícioRádio Aparecida traz série de reportagens sobre a fome no BrasilO combate ao desperdício de alimentos é ainda pouco explorado em terras brasileiras. Em todo o mundo, 30% de tudo que é produzido, é descartado. Segundo o Instituto Acatu, 41 mil toneladas de comida vão para o lixo diariamente no Brasil. As perdas são bilionárias. Só no ano passado, os supermercados perderam quase R$ 4 bilhões em alimentos desperdiçados.

De acordo com dados oficiais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), 50% dos alimentos são desperdiçados durante o manuseio ou transporte, outros 30% em centrais de abastecimento e comercialização e 10% são perdidos no campo e mais 10% no consumo e em supermercados.

Em contrapartida, o que choca é o número de pessoas em situação de miséria, muitas vezes sem ter o que comer, em um país que continua desperdiçando tanta comida.

Levar a alimentação básica para a população é uma das missões da ONG Banco de Alimentos, que apoia 45 instituições e já beneficiou 20 mil pessoas no país. Atitudes como a dos feirantes no interior de São Paulo também auxiliam nesse movimento.

Conheça esses personagens, na terceira reportagem da série Mapa da Fome do Brasil, com trabalhos técnicos de Marcos Prado e produção de Priscila Barbosa:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.