Por Beatriz Nery Em Notícias

Desafios da Igreja: entenda o que caracteriza trabalho escravo

Fernando Marinho
Fernando Marinho

Na segunda reportagem do “Desafios da Igreja”, de Talita Galvão e trabalhos técnicos de Marcos Prado, analisa-se o artigo 149 do Código Penal Brasileiro. Desde 1940, trabalho escravo significa reduzir alguém à condição análoga à de escravo, submeter uma pessoa a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, condições degradantes de trabalho, restrição de locomoção ou servidão por dívida.

Leia MaisPodcast aborda trabalho escravo nos "Desafios da Igreja"“É a principal antítese do trabalho decente em que o (a) trabalhador (a) realiza, seja formal ou informal, mantendo sua dignidade. O trabalho escravo é a principal violação dos direitos humanos de qualquer pessoa”, afirma Antônio Carlos de Melo, coordenador da unidade de combate forçado da Organização Internacional do Trabalho no Brasil.

O problema é que para o explorado, é como se as situações deploráveis de trabalho passassem a fazer parte daquela realidade de serviço. Veja depoimento de lavrador que em 2003, ao lado de outros trabalhadores, foi resgatado da fazenda onde trabalhava:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...