Por Andresa Custódio Em Notícias

Dicas para uma boa alimentação

 

Se você é vegetariano ou está apenas querendo diminuir a ingestão de carnes, existem alguns nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

Proteína: Substituir a carne apenas por ovos e queijos é inadequado em termos nutricionais. Leguminosas como grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, favas, soja, feijão, bem como nozes e sementes, são fontes ricas em proteínas. Inclua uma boa variedade para garantir a cota recomendada.

 

Cálcio: Disponível em vegetais de folhas verde-escuras como couve, brócolis, feijão cozido, leite de soja, figos secos e sucos. Dica: evite ingerir proteína em excesso, pois isso pode aumentar a eliminação do cálcio através da urina. Além disso, 15 minutos diários de exposição ao sol auxiliam no metabolismo do nutriente.

 

Ferro: Feijões, lentilhas, cereais integrais, brócolis, tofu, beterraba e algumas frutas secas são boas fontes. Comer alimentos ricos em vitamina C na mesma refeição melhora a absorção.

Ômega-3: Grãos de soja, nozes e outras oleaginosas, sementes e óleo de linhaça e diversos produtos enriquecidos estão disponíveis.

 

Zinco: Este nutriente pode ser encontrado em cereais integrais, produtos de soja, legumes, nozes e gérmen de trigo.

 

Para melhorar a absorção dos nutrientes, coloque feijões, sementes e cereais de molho na água por pelo menos oito horas antes de cozinhá-los. Assim você reduz o teor de ácido fítico, que dificulta a absorção de ferro, cálcio e zinco.

 

Fonte: Revista Seleções

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...