Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 19 NOV 2019 - 08H44

Encontro DX mantém paixão pelo rádio há 30 anos


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Cassiano Macedo com dexista ouvinte da Rádio Aparecida

Cassiano Macedo, um dos apresentadores do Encontro DX, esteve em Lisboa, Portugal, para um evento voltado ao dexismo e encontrou um ouvinte da Rádio Aparecida na Espanha, o também dexista Juan Franco Crespo.

O apresentador entregou o Cartão QSL ao dexista, uma espécie de troféu por ter conseguido sintonizar a Rádio Aparecida de tão longe e comemorou o encontro: “O dexismo é um hobby que une as pessoas. Elas se tornam unidas pelas ondas do rádio”.

Ser dexista é ter amor pelo Rádio

A descoberta do rádio para muitos que hoje são dexistas foi por meio da curiosidade. Observar as ondas curtas ou short waves (SW) e se deparar com rádios do outro lado do oceano era a brincadeira de muitos meninos na década de 60. “Eu ouvi pela rádio os programas espaciais americanos. Pela Voz América, emissora oficial do governo americano, nas ondas curtas, acompanhei o lançamento da Apolo 11, em 1969. Era a curiosidade e a fascinação de poder ouvir uma rádio local e uma rádio estrangeira no mesmo aparelho”, relembra J. Moura, apresentador do Encontro DX.

Este hobby está cada vez mais escasso pela interferência eletromagnética que deixa o alcance às ondas curtas mais difícil. Com isso, é mais emocionante ao dexista sintonizar rádios cada vez mais distantes e conseguir, assim, o cartão QSL de sintonia.

Encontro DX

Há mais de 30 anos, o Encontro DX é o mais antigo programa voltado à paixão pelo rádio em português. É apresentado aos sábados, às 19h, por Cassiano Macedo e J. Moura na Rádio Aparecida. Dexistas há mais de 50 anos, apesar de falarem para um tema segmentado, alcançam um público bem variado, inclusive de não-dexistas. No programa, é possível se informar com notícias recentes sobre o rádio no mundo, além de resenhas de livros voltados ao assunto e muito mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...