Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 05 OUT 2018 - 12H00

Entenda o tema da CF 2018: “Fraternidade e superação da violência”

O tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2018 é “Fraternidade e superação da violência”, com o lema “Vós sois todos irmãos”. Pe. Luís Fernando, secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade da CNBB, explica que a proposta deste ano é enfatizar a superação da violência, mapeando onde acontecem estes tipos de situação. Muitas são as ações que lutam pela paz, mas o movimento é pequeno para que elas ganhem notoriedade.

:: Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade 2018


Shutterstock
Shutterstock

O que motivou a escolha do tema por parte dos bispos foi o aumento no índice de violência no Brasil. A taxa de homicídios no país é mais alta do que em países como a Síria, uma nação que está em guerra.

Em 1983, a CF abordou a mesma temática e se constatou que, no Brasil, havia uma carência por mapear zonas de maior incidência de violência. O grande fruto naquele ano foi a criação de instrumentos que garantissem traçar um panorama da violência.

O texto-base deste ano faz uma reflexão a partir de duas perspectivas: violência direta e violência cultural. A primeira é definida como aquela que é mais evidente, como homicídios, assaltos, agressões. Numa segunda linha, o texto-base vai falar de uma violência cultural, como nossa intolerância religiosa e preconceito racial, que são pequenas intolerâncias que vão sendo cometidas no nosso dia a dia e se inserindo na nossa cultura sem que percebamos.

O padre denuncia que a sociedade vai se acostumando a essas circunstâncias de violência e se tornando omissa. Não fazemos uma mobilização para cobrar por politicas públicas. O cartaz da CF traz justamente essa cena, mostrando que juntos podemos superar a violência.

10 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...