Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 24 OUT 2018 - 10H25

Livre comércio entre Brasil e Chile tem início

Shutterstock
Shutterstock

Brasil e Chile concluíram as discussões para um acordo de livre comércio. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, foram encerradas negociações que começaram em abril do ano passado, após quatro rodadas. O novo acordo vai incluir 17 temas de natureza não-tarifária, como comércio de serviços, comércio eletrônico, telecomunicações, medidas sanitárias, obstáculos técnicos ao comércio, facilitação do comércio, prioridade intelectual e micro, pequenas e médias empresas.

O analista internacional e professor das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Daniel Furriela, explica sobre esse novo acordo. “Na verdade, o maior avanço que esse acordo traz é em relação aos critérios adotados para facilitar o comércio. De qualquer forma, a negociação que se iniciou no ano passado demonstra que outros critérios, não propriamente econômicos, podem favorecer o comercio internacional. Um deles seria, por exemplo, as alterações regulatórias da facilitação do comércio, ao se diminuir as exigências de apresentação de documentos nas questões técnicas.”

Para ele, o acordo favorece mais o Chile, que terá acesso à ampla variedade econômica do Brasil, mas a valorização cambial não deve acontecer a curto prazo. Ouça:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...