Notícias

Modernização na adoção coloca criança como protagonista

Escrito por Beatriz Nery

30 AGO 2018 - 17H26 (Atualizada em 14 JUN 2023 - 13H09)

Brastock/Shutterstock

Em 2018, o Cadastro Nacional de Adoção completou 10 anos e passou por mudanças. A modernização veio para facilitar a adoção de crianças e adolescentes que aguardam por uma família em instituições de acolhimento em todo o Brasil.

A mudança recebeu um novo formato: ele coloca a criança como principal sujeito no processo de adoção, já que permite que ela busque a família e não o contrário. A juíza auxiliar da corregedoria, Sandra Silvestre Torres, detalhou quais são as principais mudanças no cadastro:

Leia Mais Adoção Tardia: Quando o vazio é preenchidoFamília: perdas, adoção e a família que escolhemosPreconceito trava adoção de crianças no paísEspecial "Adoção no Brasil"

“A primeira coisa que mudou é que o cadastro agora passa a ser um sistema que inclui as crianças e adolescentes numa mesma base de dados, tanto de quem está no cadastro nacional de adoção como quem está no cadastro de acolhimento”.

Antes, a busca no processo de adoção era feita manualmente. Com a implantação do sistema, de acordo com as escolhas da criança, haverá uma varredura automática durante um longo período, até ocorrer o “match”, ou seja, a similaridade entre família e criança.

Ela destaca que “não é só para essa criança que tem um perfil básico de que todo mundo quer, como essa outra criança ou adolescente que tem maior dificuldade.

Entenda por que o processo de adoção é longo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...