Notícias

Padre Zezinho explica o significado das imagens de santos para os católicos

Escrito por Rádio Aparecida

14 NOV 2017 - 15H07 (Atualizada em 04 NOV 2021 - 14H17)

Padre Zezinho explica o que as imagens de santos e de Nossa Senhora não são verdadeiramente a pessoa, mas sim uma representação, uma lembrança.

Em sua explanação, padre Zezinho conta uma história em que um moço que animava a festa na sua paróquia e comandara a procissão através de alto-falantes. Quando a procissão voltou para a igreja com a imagem, ele já estava lá na frente animando, então ele disse ao povo: "Aplausos para Nossa Senhora, que acaba de entrar na igreja".

Com essa história, Padre Zezinho explica que as imagens de santos e de Nossa Senhora são uma lembrança, uma representação de uma pessoa que os católicos respeitam.

Confira a explicação completa:

Ao dizer isso, é claro que na cabeça dele estava claro que aquela imagem representava Nossa Senhora, mas não era Nossa Senhora. Só que na hora de falar, ele falou como se fosse a própria Nossa Senhora, em carne e osso ou descida do céu, que estava entrando naquela igreja.

Qual foi o erro dele? Ele tinha um conceito que guardou para si e não soube expressá-lo. Então, mostrou uma coisa concreta, que era a imagem, e tratou uma coisa concreta como se a imagem fosse a pessoa que ela representava.

Leia MaisO culto das imagens

Isto, e muitas outras coisas semelhantes a esta, levam muitos cristãos católicos e até evangélicos a confundir as coisas. Ou você gosta tanto da Bíblia? Mas não é do livro, e sim das palavras, o conteúdo do livro que você respeita.

Também a imagem traz uma lembrança de uma pessoa que não sabemos como era: Traz o rosto de Maria, só que esta imagem não é Maria.

O moço poderia ter dito: "Aplausos para Nossa Senhora, que está simbolizada naquela imagem que acabam de trazer no andor!"

Ele não explicou e, portanto, disse uma coisa que foge ao conceito da imagem: a imagem não vale por si mesma, ela vale por quem ela representa, e a representada não estava entrando ali naquela porta; era só a imagem dela. Às vezes falta isso na nossa Igreja, e é por isso que nos confundimos. 

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...