Notícias

É possível casar com uma pessoa de outra religião?

Escrito por Rádio Aparecida

23 SET 2022 - 07H00 (Atualizada em 30 NOV 2022 - 09H22)

Bogdan Sonjachnyj/Shutterstock

No quadro 'Viver como Jesus Viveu', da Rádio Aparecida, o Padre Zezinho aborda o tema do casamento entre pessoas de religiões diferentes.

Na Igreja Católica é permitido o casamento misto, desde que um respeite a fé do outro. Padre Zezinho também conta a história de um casal em que cada um tinha uma religião, mas que um deles não respeitava a fé do outro.

Abordando o ecumenismo, padre Zezinho explica que não é necessário trocar de religião, mas sim respeitar o outro como irmão.

Confira:

Padre Carlinhos, do quadro "Religião também se Aprende", responde a dúvida do ouvinte Everton Santos, de Belo Horizonte (MG) sobre isso. 

A diferença de confissão entre os cônjuges não constitui obstáculo insuperável para o casamento, desde que consigam colocar em comum o que cada um deles recebeu em sua comunidade, e aprender um do outro o modo de viver sua fidelidade a Cristo.


No caso de um casamento entre pessoas de práticas religiosas diferentes, nós temos duas situações: 

- O matrimônio misto, que é celebrado entre um católico e um batizado não católico, ou seja, batizado numa outra Igreja cristã;

- O casamento com disparidade de culto, que é celebrado entre um católico e um não batizado.

Conforme o direito em vigor na Igreja, um casamento misto exige, para sua licitude, a permissão expressa da autoridade eclesiástica (CDC, Can 1124).

Em caso de disparidade de culto, requer-se uma dispensa expressa do impedimento para a validade do casamento (CDC, Can 1086).

Essa permissão ou dispensa supõe que as duas partes conheçam e não excluam os fins e as propriedades essenciais do casamento, como também as obrigações contraídas pela parte católica no que diz respeito ao Batismo e à educação dos filhos na Igreja Católica (DCD, Can 1125).

Nos casamentos com disparidade de culto, o cônjuge católico tem uma missão particular:

“Pois o marido não cristão é santificado pela esposa, e a esposa não cristã é santificada pelo marido cristão” (1 Cor 7,14).

:: Posso casar na Igreja com uma pessoa de outra religião?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...