Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 06 NOV 2018 - 13H29

Psicólogo dá dicas de como vencer nervosismo para vestibular

shutterstock
shutterstock

Leia MaisEnem 2018 tem modificações nas provasNo último domingo (04), jovens de todo o Brasil prestaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e devem se reunir novamente para a segunda etapa no próximo domingo (11).

Para muitos, a chance de entrar em uma boa universidade começa nessa prova e, nos próximos vestibulares que vem a seguir, é uma maratona que traz consigo horas de estudo e nervosismo.

O psicólogo Carlos Soares trabalha com jovens durante esse período exaustivo e pontua dicas para que tudo ocorra bem.

O que essas provas representam para os estudantes?
Elas representam o futuro e o momento de escolha, a profissional principalmente. O que esses jovens irão fazer pelos próximos 30 anos? É uma carga muito pesada, pois é o momento de saída da adolescência para entrar na fase adulta escolhendo a profissão, já criando vínculos profissionais.

Como a ansiedade, que é comum nesse período, pode refletir na saúde mental e física desses jovens?
Com a proximidade das provas, é comum ter essa ansiedade. O que o jovem precisa fazer é não colocar tanta expectativa na prova, porque quando a gente cria expectativa, essa carga emocional acaba prejudicando todo o resto. É bom ficar de olho em relação a isso.

A família e a sociedade costumam pôr essa expectativa e faz com que ele fique com esse peso antes das provas. Será que tudo isso já não gera uma preocupação no jovem?
Muitos acabam ficando nervosos. Reflexo disso é que o jovem tente estudar mais ou rever algumas coisas de última hora. Com a prova chegando, é fundamental que o aluno tenha consciência que ele estudou e se preparou o ano inteiro. Dar uma revisada tudo bem, mas estudar pesado e elevar essa carga mais prejudica do que ajuda.

Ouça a entrevista completa:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.