Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 14 SET 2018 - 10H01

Saiba a diferença de cartão de loja para os de crédito

Shutterstock
Shutterstock

Ao entrar numa loja, frequentemente somos abordados por um vendedor oferecendo 'um cartão com diversos benefícios e facilidades'. As dúvidas iniciam e não há um auxílio satisfatório para entender as diferenças que esse tipo de cartão pode ter em relação aos demais.

Renata Pedro, técnica da Associação de Consumidores, a Proteste, explica melhor o funcionamento deste tipo de cartão.

Cartão de Loja

Eles são feitos para fidelizar ainda mais o cliente. É preferível que você aceite abrir um cartão na loja que já se habituou a frequentar, seja pela qualidade do produto ou preços atrativos. Há lojas que oferecem dois tipos de cartão: o que permite compras apenas nas lojas da franquia ou o híbrido, que possui bandeira e é vinculada a uma financeira.

Quais as vantagens?

Ao se fidelizar a uma loja, cada qual possui um modelo de benefícios pelo cartão. Há uma série de vantagens e diferenciações dos demais clientes, que compram sem o cartão. Algumas beneficiam o cliente na primeira compra, com descontos exclusivos, parcelamento, facilidades, sem juros, em parcelas maiores ou em datas específicas.

Quais as desvantagens?

Por ser um serviço prestado com muitas facilidades, desde a abertura à escolha do limite, é possível que haja taxas como anuidade, custos adicionais e taxa do rotativo do juros muito altas, caso a escolha seja por fazer pagamentos mínimos das parcelas.

“Não aceite o cartão só porque o atendente te empurrou. É bom analisar se as suas finanças se adequam aos benefícios e malefícios que o cartão te trará”, afirma Renata. Caso precise de ajuda, recorra aos órgãos de Defesa do Consumidor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.