Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 02 AGO 2018 - 10H30

Saiba como acomodar bebês e crianças nos meios de transporte

Shutterstock
Shutterstock

A segurança de um filho, um ser em formação, é importante em qualquer âmbito da sociedade. No transporte domiciliar como carros e motocicletas e no escolar, o cuidado deve ser ainda maior. Desde 2008, o uso de dispositivos de segurança para crianças é obrigatório.

Acidentes de carro são a principal causa de morte de crianças de zero a 14 anos do Brasil. Cerca de 3,7 mil morrem e 113 mil são hospitalizadas todos os anos, segundo dados da ONG Criança Segura. Ao todo, são 47 mil mortes por acidente de trânsito no Brasil segundo levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária.

A prevenção se deve ao uso de assentos específicos para cada idade:

Crianças de 0 a 1 ano

Os pais devem investir no uso do bebê-conforto ou poltrona reversível, ambos instalados de costas para o carro, pois com a força do impacto de uma batida, o pescoço do bebê fica protegido. É adequada para bebês de até 13kg, atentando-se sempre ao peso e altura da criança, muitas vezes precisando trocar de equipamento antes de 1 ano.

Crianças de 1 a 4 anos

Invista em cadeirinhas presas com o cinto de segurança para crianças de 16kg ou mais. Atente-se novamente para a altura e peso da criança para a necessidade de manter ou trocar de assento.

Crianças de 4 a 7 anos

Este é o momento para utilizar o assento de elevação, ou "booster", com o cinto de segurança de três pontos do carro. Seu uso é obrigatório para crianças de até 7 anos e meio ou 1,45 m de altura.

Crianças de 7 anos e meio a 10 anos

Podem estar no banco de trás utilizando apenas o cinto de segurança sem nenhum outro dispositivo adicional.

A gerente executiva da ONG Criança Segura Gabriela Guida fala da importância do cuidado também em outros transportes: motocicletas e transporte escolar. Ouça e tire suas dúvidas:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.