Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 13 ABR 2018 - 16H31

Saiba como auxiliar jovem a escolher profissão

Shutterstock
Shutterstock

Nesta sexta-feira (13) comemora-se no Brasil o Dia do Jovem. Segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas é a fase que acontece entre os 15 e 24 anos de idade, quando o jovem começa a mostrar sinais de maturidade diante da vida.

A maturidade da vida adulta traz desafios como escolher a profissão ou a carreira, essa difícil missão tira o sono de muitos jovens. Dados do IBGE de 2016 mostram que jovens de 16 a 29 anos que não estudam nem trabalham atingiu 25,8% do total, grupo que representa 11,6 milhões de pessoas nessa faixa etária.

A partir daí, é necessário auxílios para se redescobrir neste período de transição. A especialista pelo recrutamento e seleção de profissionais para o mercado de trabalho, Ângela Lima, alerta para a precocidade de escolhas para esta idade. “É um período de transição, não é o momento correto para escolher uma carreira, é um momento que nos basta reconhecermos como seres humanos, qual estrada a gente precisa seguir, qual caminho seguir e não necessariamente a carreira”, afirma.

Caso o jovem precise de ajuda, os auxílios vão desde fazer avaliação vocacional com uma psicóloga e investir no planejamento da carreira. Outra dica é espelhar-se em alguém que o jovem veja como mentor.

Ouça a entrevista e descubra quais são as profissões que estão em alta no mercado de trabalho:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.