Por Redação A12 Em Notícias

Saiba como lidar com a birra das crianças


Shutterstock
Shutterstock

O Programa Conexão Total trouxe uma entrevista com a psicóloga Jessica Villela. Ela trouxe à tona a questão: Como lidar com a birra das crianças? Todas as crianças fazem birra? Ela conta que a maioria sim, mas na verdade é uma forma da criança expressar sentimentos que ela não consegue expor em palavras.

Segundo a psicóloga, a birra começa por volta dos 2 anos de idade, quando até então ela imita os adultos. Todavia, num segundo momento, a criança vai construir a sua personalidade por oposição e não por imitação. Começa por volta dos 2 até os 4 anos de idade. É quando os pais mais têm dificuldade de saber como agir.

A partir dos cinco anos, normalmente depois dessa idade, a criança já tem condições de se expressar e argumentar.

Para Jéssica, o ideal é a gente se acalmar e respirar fundo, e tentar explicar a criança a razão dos nãos que ela eventualmente possa receber. “Quanto mais nervoso a gente fica, mais a criança fica nervosa”, conta.

A profissional também esclarece que é importante entender que a birra faz parte do comportamento e de que é preciso lidar com isso a partir do lugar da criança e não do adulto. “Quando a criança faz cena, ela está demonstrando o que está se sentindo por dentro”. Veja detalhes da entrevista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.