Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 03 SET 2018 - 17H41

Veja duas opiniões sobre aprovação da terceirização irrestrita


Após parecer favorável para terceirização irrestrita para atividade fim, a Rádio Aparecida conversou com especialistas que são contra e a favor dessa atividade. O especialista em direito trabalhista, o advogado Gilberto Bento Júnior explicou o que é atividade fim.

“Representa para os trabalhadores brasileiros mais oportunidade de emprego, diferente do que os sindicatos afirmam, a terceirização representa a dupla segurança dos seus direitos trabalhistas porque agora não é uma empresa garantindo o direito, o tomador do serviço é solidário e também é obrigado a pagar os direitos trabalhistas caso exista algum problema”.

A favor

Essa medida vem causando divergências de opiniões entre especialistas e trabalhadores. Para o advogado, a decisão do STF é positiva. “Existe um problema muito sério de enquadramento sindical dos sindicatos faturam em cima dos funcionários, é natural que os sindicados briguem e evitem a terceirização porque os sindicados são filiados por atividade preponderante, então uma empresa de terceirização que vai prestar serviços a uma empresa de telefonia, você vai ter conflito de quem vai ser o sindicato e quem vai absorver o faturamento, as contribuições dos funcionários e prestações de serviços”.

Contra

Contraria a opinião de Gilberto, a advogada dr. Magda Barros não acredita que a terceirização possa gerar mais empregos. “Não há evidências no mundo de que a terceirização de que flexibilizar a tela de proteção ao trabalho gera emprego, é na dinamização da economia que se gera emprego. Em segundo lugar, o que a terceirização faz e todas as pesquisas mostram é ampliar e aprofundar a precarização e isso não é bom para qualquer sociedade e muito menos para o capitalismo”.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.