Brasil

Dia Nacional de Combate ao Câncer: conscientização e prevenção são fundamentais

Escrito por Marília Ribeiro

03 FEV 2018 - 13H00 (Atualizada em 04 FEV 2022 - 13H20)

Shutterstock

No dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional de combate ao Câncer, data em que são lembradas as batalhas que são travadas diariamente contra uma das grandes doenças no mundo atualmente.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 prevê que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não-melanoma). O cálculo global corrigido para o sub-registro sugere a ocorrência de 685 mil casos novos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer é a segunda causa mais frequente de morbidade e mortalidade nas Américas, depois das doenças cardiovasculares, e uma importante base das desigualdades em saúde. Os dados indicam que cerca de 4 milhões de pessoas foram diagnosticadas recentemente e 1,4 milhão de pessoas morreram da doença em 2020. Aproximadamente, 57% dos novos casos de câncer e 47% das mortes por câncer ocorreram em pessoas com 69 anos.

Entretanto, apesar do avanço da doença, é a Organização destaca que o câncer pode ser prevenido e controlado, a partir da detecção precoce, por isso a necessidade de consultas médicas periódicas, alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.  

Prevenção

 Confira as recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer arrow_downward

Gordura corporal: Mantenha-se no peso ideal para sua altura.

• Atividade Física: Mantenha-se fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos todos os dias.

• Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso: Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais) e limite o consumo de alimentos e bebidas de alto valor calórico.

• Alimentos de origem vegetal: Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.

• Alimentos de origem animal: Limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas (embutidos em geral).

• Bebidas Alcoólicas: Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se for consumi-las, consuma no máximo duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.

• Preservação, processamento e preparo: Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal. Cuidado com cereais e grãos mofados.

• Suplementos alimentares: Não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer. Tenha somente a alimentação como objetivo de alcance das necessidades nutricionais.

• Amamentação: As mães devem amamentar as crianças até os seis meses.

• Sobreviventes do câncer: Siga as recomendações de prevenção do câncer.

Veja Também 👉 Reportagem especial sobre o Hospital de Amor

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...