Por Padre Luiz Camilo Junior, C.Ss.R Em Dúvidas Religiosas Atualizada em 30 JUN 2018 - 08H49

A Igreja Católica Brasileira é fiel ao Papa?

Shutterstock.
Shutterstock.

São muitas as dúvidas que surgem em relação a Igreja Católica Brasileira que geram uma certa confusão para algumas pessoas. Por isso, se faz necessário esclarecer o que vem a ser a Igreja Católica Brasileira e qual a fundamental diferença em relação a Igreja Católica Apostólica Romana.

:: Arquidiocese de Aparecida celebra 60 anos. Veja curiosidades!

A Igreja Católica Brasileira (ICAB) tem como fundador o bispo Dom Carlos Duarte Costa, que nasceu no Rio de Janeiro em 1888. Em 1911 ele foi ordenado padre e em 1924 foi eleito bispo de Botucatu-SP. Como bispo de Botucatu gerou muitos problemas por defender ideias que eram contrárias à doutrina da Igreja Católica e também esteve envolvido com problemas de administração e questões políticas. Em razão disso, foi afastado do governo da diocese e voltou a morar no Rio de Janeiro. Mesmo afastado da diocese continuou gerando polêmica com ideias contrárias a fé e fazendo discursos de crítica à Igreja Católica. Por essa razão foi suspenso do uso de ordem em 1944. Como protesto contra a Igreja Católica, em 1945 ele funda uma Igreja Nacional, separada de Roma e sem nenhuma ligação com o Papa. Promove a ordenação de bispos e padres e começa a difundir a ideia de uma Igreja Católica Brasileira separada da Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Católica Brasileira mantêm toda a aparência da Igreja Católica Apostólica Romana em suas celebrações e também na linguagem que usa. Porém, a Igreja Católica Apostólica Romana não aceita como válidos nenhum dos sacramentos ministrados pela Igreja Católica Brasileira, pela questão dos seus bispos e padres não terem sido ordenados validamente.

Leia MaisO que se entende por “ideologia de gênero?”Por que a Igreja Católica não aceita a pena de morte?Casei, mas não quero ter filhos!Quando o bispo Dom Carlos Duarte quis fundar uma Igreja Católica Nacional, totalmente independente de Roma, quis romper também com a autoridade do Papa não aceitando o primado de Pedro. Por isso, mesmo que as igrejas, as celebrações e as vestes dos padres e bispos da Igreja Católica Brasileira sejam iguais ou parecidas com os da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, seus sacramentos não são válidos e nem sua conduta pastoral, pois agem por conveniências e interesses, batizando crianças sem nenhuma preparação de pais e padrinhos e fazendo casamentos sem nenhum critério, até mesmo de casais divorciados.

Sendo assim, vemos que a Igreja Católica Brasileira não é fiel ao Papa, e foi justamente por não aceitar a autoridade do Papa que se criou uma igreja de caráter nacional, que acabou dando origem a tantas outras igrejas católicas brasileiras como vemos em muitos lugares.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre Luiz Camilo Junior, C.Ss.R, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.