Por Pe. Lucas Emanuel,C.Ss.R Em Dúvidas Religiosas

Qual o significado do anel de tucum usado por muitos religiosos?

Historicamente falando, o Anel de Tucum nasce no tempo do Império do Brasil. Enquanto a realeza usava joias de metais e ouro, os escravos e índios, sem acesso a esses materiais, criaram o Anel do Tucum. Tucum é uma Palmeira comum na Amazônia. Fizeram, então, desse objeto rústico um símbolo de amizade entre si, pactos matrimoniais e, também, de resistência na luta por libertação. Desse modo, o anel de Tucum era um símbolo cuja linguagem, só eles conheciam. Um símbolo secreto da amizade deles e de suas lutas cotidianas.anel_tucum

Mais tarde, os cristãos passam a ter no Anel de Tucum um símbolo de e compromisso. Especialmente com a Teologia da Libertação, nos anos 60, quando o apelo às causas dos mais pobres e abandonados começa a crescer, não só no Brasil como também em nossa América Latina. Tivemos, portanto, nesse período um grupo grande de pessoas dedicadas à luta dos mais fracos, o que rendeu muitos testemunhos e martírios.

:: Como é o contato de uma religiosa com sua família?
:: Por que os padres modernos usam cada vez menos as vestes clericais?
:: Padre Lucas Emanuel partilha sua história como missionário

 

"Anel de Tucum é sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas consequências”.

Dom Pedro Casaldáliga é um exponente que nos retrata essas lutas. Esse ilustre Bispo Profeta, num Filme sobre o Anel de Tucum, nos apresenta o significado do anel com essas palavras: “Anel de Tucum é sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas consequências”. Dizendo isto, lança o convite: “Você toparia levar um anel? Topa?”.

As causas de ontem se encontram com as causas de hoje. Nossas lutas mudaram de cenários e nomes e os pobres ainda continuam excluídos e oprimidos. Por isso, o anel de Tucum quer simbolizar uma fé engajada, um compromisso com os pobres, com os sem voz e os sem vez, um compromisso com a VIDA!

Jesus nos revela que Deus está ao lado dos pobres e quer promover sua dignidade, no rosto do pobre encontramos o rosto de Deus. “Na verdade vos digo: toda vez que fizestes isso a um desses mais pequenos dentre meus irmãos foi a mim que o fizestes!” (Mt 25, 40). Portanto, se nos comprometemos às causas dos preferidos de Deus é com Ele que nos comprometemos!

13 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
dulce léon moreira comentou:

O filme Anel de Tucum é comovente, pois sua narrativa nos mostra que a realidade retratada no filme, infelizmente continua atual. No entanto, não podemos nos abater diante de tantas carências, pela omissão de nossos governantes. É preciso que a luta continue.

Junior comentou:

Verdade! A TL é o marxismo aplicado ao cristianismo, obviamente Nosso Senhor Jesus Cristo não era comunista ou socialista!

Michaelson Ferreira de Loiola comentou:

Obrigado Papa Francisco por me fazer melhor a cada dia!

Josenilson Ribeiro comentou:

A igreja sempre cuidou dos pobres... A TL surgiu simplesmente para enfraquecer a fé Cristã, para desviar o foco da evangelização.

claudia comentou:

Sheila Lopes,
Esse anel na é modinha!!!
Só usa quem sabe o que ele significa!
Existem lugares específicos onde é comprado o ANEL DE TUCUM.
Não é qualquer anel de coco!!!

Sheila Lopes comentou:

Usava este anel de tucum simplesmente para combinar com o restante dos meus acessórios, creio que muitos usam neste mesmo propósito. Ao pesquisar pude ver o seu verdadeiro significado e na minha pouca sabedoria vejo que isso não passa de modinha pois, fácil falar que você usa por isso ou por aquilo quero ver praticar sum teoria. #USOPORQUEACHOLEGAL
Muitos usam por isso também.

Ulyane comentou:

Há algum tempo vejo que pessoas engajadas nas lutas por igualdade social e de espírito progressista têm usado esse anel que possui um simbolismo muito profundo. A maioria das pessoas usam o anel de coco , pode haver sim quem use o anel de tucum sem que conheça o significado ou que não siga os preceitos para o uso do anel mas isso é problema de cada um com sua consciência .

Jacó comentou:

A TL vem para fortalecer o compromisso com o evangelho e ser cristão é seguir a Cristo e seus ensinamentos. Ser cristão não é seguir uma igreja que historicamente apoiou "coronéis" dos mais diversos tipos ao longo de sua história.

Gabriel comentou:

E bom qie fique claro que o Anel de tucum foi usado pelos escravos/negros e indigenas como representação de suas lutas, do bem comum entre si, e que nada tem haver com à caridade pregada pelos cristoes e pelos jesuítas, aos injustiçados e excluídos devemos lutar por politicas públicas e não reproduzir o discurso da caridade, pois ser caridoso é doar oq te sobra, e para os excluídos devemos doar oq somos/temos nossa força e resistência

Rafael comentou:

Exatamente, Josenilson! E com o agravante que o marxismo, base da Teologia da Libertação, é anticristão, qualquer que seja a vertente. A TL só deturpou a fé, criou divisões no meio católico, inimizades e disputas, além de ter provocado uma guinada populista e demagógica na catequese, o que não tem nada a ver com a essência dos Evangelhos, nem da Tradição, nem do Magistério. Até a Mariologia foi falsificada pela TL, que ensina tudo errado. Católico não pode ser que esquerda de jeito nenhum!

Elisabeth Hampf comentou:

Sempre quando via alguém com um desses anéis ficava me perguntando qual o significado de se usar um desses anéis, mas não sabia, eu imaginava que era algo legal relacionado a aliança com Deus, e agora que sei o significado respeito mais ainda e eu usaria sim um anel desses em prol dos sem voz nem vez . Lindo ajudar os mais necessitados. Que Deus Abençoe os que usam e que não sejam mais perseguidos mas e sim respeitados.

Miguel comentou:

Eu levo um anel de tucum mas as vezes me sinto indigno porque ele é o símbolo de algo muito sério diante de Deus.

luan de oliveira comentou:

o anel de tocum eu uso eu e minha namorada , como prova de amor , do namoro religioso , ajudando pobres e oprimidos , não por ideias politicos , sociais e sim pra ajudar mesmo e confiar o amor nosso e perene a sociedade.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Lucas Emanuel,C.Ss.R, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.