Por Ir. João Antônio Johas Leão Em Espiritualidade

Posso preparar a minha Novena de Natal?

Um bom meio que muitas pessoas utilizam para viver bem o tempo do Advento é a Novena de Natal. Com ela unem-se em oração os familiares e amigos, que de maneira concreta dispõem um tempo extra de seus dias para dedicá-lo a Deus. E isso, com certeza, trará muitos frutos para os que participam, porque todos os esforços que fazemos para preparar os nossos corações a fim de o receber melhor não são em vão. 

meninojesus

Hoje em dia é muito fácil conseguir uma novena para seguir. Digitando na internet “novenas de natal” pode-se encontrar muitos bons exemplos que podem ser escolhidos. Nas livrarias também podemos encontrar diversos livretos devocionais com novenas que podem se seguidas. Tudo isso é muito bom e está ao alcance de qualquer um. 

Existe também a possibilidade de criar a própria novena de Natal. E isso não é tão complicado quanto pode parecer em um primeiro momento. Existem grupos que se dividem entre si os nove dias e cada um prepara um dia. Mas o que é preciso conter em um dia de oração? Isso também é muito variável, mas vou mostrar algumas coisas que me parecem importantes estar presentes em qualquer oração. 

Em primeiro lugar, uma introdução que especifique em que altura da novena se está (1º, 2º, 9º dia) e que aspecto do mistério do advento vai ser contemplado nesse dia. Não precisa ser nada muito longo ou complicado, é simplesmente uma introdução ao dia. Logo depois disso, me parece importante ler a Palavra de Deus. Para escolher a passagem pode-se utilizar a liturgia oficial da Igreja ou pode-se escolher uma passagem que esteja de acordo com o tema específico escolhido para o dia. 

Para interiorizar melhor a Palavra de Deus, é oportuno que se explique um pouco melhor do que ela está falando na passagem escolhida. Para isso existem muitos livros que comentam passagens bíblicas, também na internet existem muitas boas páginas católicas (Como o a12.com) com um bom conteúdo que podem auxiliar na meditação da passagem. Mas que a explicação não seja muito longa, a ponto de se difícil de acompanhar. A riqueza do texto bíblico é infinita e não podemos pretender conhecê-la toda em uma oração curta. É melhor que sejam poucos pontos e claros, a que se fale de muita coisa e não se entenda nada. 

Depois disso, pode-se fazer um momento de preces, como a oração da comunidade na Santa Missa. Alguém pode preparar algumas para lê-las nesse momento, mas sempre acho oportuno que se abra para quem quiser fazer alguma prece espontânea nesse momento. Para recolher todas as preces e finalizar esse momento, pode-se rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória. Fechando tudo, pode-se fazer uma oração final que recolha o tema meditado e que peça a ajuda de Deus e da Virgem para que ele se faça concreto em nossas vidas para que esperemos melhor a Jesus que vem nesse Natal. 

Assim, de maneira muito simples, qualquer grupo pode montar sua novena de Natal e esse esforço também conta como uma preparação na espera que fazemos nesse advento. O importante mesmo é dispor o coração de maneira que quando chegue o nosso menino Salvador, estejamos abertos para o acolher em nossas vidas.

 

João colunista assinatura

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
elivaldo comentou:

eu acredito que Deus vae nos da um ano de2016 xeinho de amor de paz sabedoria conpreeção sabedoria para destigui tudo que Deus nos fala
mém e que tudo de bom neste ano este jesus que veio pra nós salva nos de muitas paz obrigado meu Deus por ter xegado neste dia 31 de desembro de 2015 e que venha o2016 xeinho de amor e de paz

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. João Antônio Johas Leão, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.