Por Padre Luiz Camilo Junior, C.Ss.R. Em Espiritualidade

Seu nome é o nome de algum santo?

Vitral santos católicos_foto: shutterstock

Muitas pessoas receberam nomes de santos, ou por uma devoção dos pais ou por terem nascido no dia em que se celebrava tal santo. Quando acontece isso dizemos que nós temos um santo onomástico, ou seja, temos um “santo com o nosso nome”, ou melhor, nós temos o nome de um santo. Antes também na Vida Religiosa Consagrada, principalmente na vida contemplativa, quando um monge ou uma monja faziam sua consagração religiosa eles escolhiam o nome de algum santo ao qual passavam a ser chamados, e não mais celebravam o aniversário de nascimento, mas sim o dia do santo do seu nome.

Ter o onomástico de algum santo é um apelo forte para que possamos acolher este santo como patrono e protetor oficial em nossa vida, mas é, acima de tudo, deixar que sua vida seja inspiração para a nossa, sabendo ver no seu testemunho de fé e caridade exemplos que devemos seguir.

 

"O que nos santifica é a coragem de amar como Jesus amou, de amar com a vida".

Muitas pessoas receberam o nome de Camilo, e sinto-me feliz por ter este onomástico também. Acredito que ao conhecer a história do santo, cujo nome levamos, isso deve nos motivar a buscar a caridade de Cristo com a qual eles se revestiram e por isso foram capazes de amar e servir. O que nos santifica é a coragem de amar como Jesus amou, de amar com a vida. São Camilo nos dá esse bonito exemplo, pois somente quem faz a experiência de se sentir amado por Cristo e deseja dar uma resposta de amor a Ele, será capaz de transformar sua vida num dom de amor para os outros.

:: Conheça aqui a história de São Camilo 

São Camilo nos dá o grande exemplo da gratuidade do amor. Servir a Cristo na pessoa do doente, do enfraquecido, do empobrecido, aqueles que muitas vezes são descartados pelo mundo, mas que o amor de Deus elege para mostrar o valor sagrado da vida.

Seria interessante e importante você que tem o nome de algum santo ou santa, procurar conhecer mais sua história e assim poder trazer o caminho de santificação que eles percorreram como exemplo também para sua vida. Assim, não estaremos levando apenas o nome do Santo, mas manteremos em nosso coração o desejo de santidade que eles buscaram e alcançaram. Pois o próprio Cristo disse: “Sede santos, como vosso Pai do Céu é Santo” (Mt 5,48).

14 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Maria das Graças comentou:

Meu nome é muito significativo, minha responsabilidade talvez seja maior, pois tenho o nome de Maria Mãe de Jesus. Meu nome foi dado por um motivo; no dia que nasci, a capelinha de Nossa Senhora das Graças estava na casa de minha mãe.Portanto meu nome é Maria das Graças. Então tenho Ela como minha eterna protetora.

respondeu:

Olá, Maria! Que linda sua história. Que Deus a abençoe!

Luiz comentou:

Tenho o Nome de três grandes Santos , São Luiz Gonzaga , São Luiz Maria Grignion de Montfort e São Luiz Rei da França.

Maria do Carmo comentou:

No dia 16 de julho de 1946, minha mãe teve uma filha e colocou-lhe o nome de Maria Célia. Ela sabia que era dia de Nossa Senhora do Carmo, mas achava feio este nome. Em honra de Nossa Senhora ela colocou Maria, mas, Maria Célia. Passados uns meses, um Padre primo do meu pai foi visitá-la. Ele era Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Carmo da Cachoeira. Ele ficou muito triste porque não colocaram o nome de Maria do Carmo na criança. Continua no próximo comentário.

Maria do Carmo comentou:

Continuando o Comentário anterior... Minha mãe, com remorso, tentou até mudar o nome da criança, mas não conseguiu. 5 anos depois ela ficou grávida de novo, e eu nasci justamente no dia 16 de julho, em Soledade de Minas, M.G., minha terra natal. Sou muito devota de Nossa Senhora, sou uma pessoa abençoada. Ministra da Eucaristia, no Santuário São Benedito em Lorena. Vou à Basílica, em Aparecida, todos os meses, somente para agradecer tantas bênçãos e graças recebidas e sou uma sócia fiel!

respondeu:

Olá, Maria do Carmo! Que história linda, muito obrigado por compartilhar conosco. Que Deus possa te abençoar!

francisca fransuila chaves jacob comentou:

meu nome é francisca, era para ser só FRANCISCA, por motivo que na gravidez da minha mãe ela ficou muito doente a ponto de me perder. fez uma promessa para São Francisco, conseguir ter este bebe se fosse menino seria FRANCISCO e menina FRANCISCA.esse fransuila ja foi nome da minha vó que era para não me chamarem de chiquinha. Olha uma verdade minha realmente quando eu era criança não gostava da francisca, mas depois que eu conheci a historia de Sao Francisco gostei e me orgulho

respondeu:

Que interessante sua história! Que a Mãe Aparecida possa lhe abençoar ainda mais!

Geraldo comentou:

Conheço a história de São Geraldo, mas também homenageio o Médico que operou minha mãe, do problema sério de varizes e, quando eu era um feto de aproximadamente 73 dias. Poderia me chamar também Lucas, já que a cirurgia foi em 18.10, mas como o Dr. Geraldo fez uma cirurgia êxitosa (varizes não voltou) e eu "sobrevivi" a cirurgia, meu nome é Geraldo.

respondeu:

Olá, Geraldo! Que interessante sua história. Que a Mãe Aparecida lhe abençoe!

Rita de Cássia Gomes comentou:

Gostei muito de saber sobre esta espiritualidade, pois me chamo Rita de Cássia que foi uma promessa que minha mãe fez quando nasci, e tenho Santa Rita como minha intercessora junto de Deus, acho sua história de vida linda, e tenho uma alegria muito grande da minha Comunidade do meu bairro ser Santa Rita.E muita graça!!!



respondeu:

Olá, Rita! Que bonita sua história. Que Santa Rita e a Mãe Aparecida possam lhe abençoar!

Luise M.G.Garioli comentou:

Gostei muito dessa formação sobre pessoas que tem nomes de santo pois na minha familia a minha irmã se chama Rita de Cássia em agradecimento a uma graça alcançada no parto de nossa mãe pela intercessão desta santa das causas impossíveis e crescemos ouvindo nossa mãe contar sobre a vida de santa Rita nos tornamos devotas diante do testemunho desta santa que teve uma vida voltada para Deus Amém

respondeu:

Olá, Luise! A história de sua irmã é muito linda. Que Deus possam abençoar sua família!

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre Luiz Camilo Junior, C.Ss.R., em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.