Por Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R. Em Igreja

Conhecendo os Evangelhos: Ser como Marta e Maria!

Conhecendo os Evangelhos compreende uma série de artigos interpretativos.
Em cada artigo será apresentada uma passagem bíblica e uma reflexão.

EVANGELHO – Lc 10, 38-42 

38 Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. 39 Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40 Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42 no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada. 

REFLEXÃOMarta, Maria e Jesus

Em João 11, 5, encontramos a informação de que Jesus amava Marta, Maria e Lázaro. Portanto, eram realmente amigos íntimos do Mestre. Assim como todo ser humano, Jesus confiava em algumas pessoas ao seu redor. E esses três irmãos podiam ser considerados alguns daqueles confidentes!

No Evangelho de Lucas, o irmão de Marta e Maria, Lázaro, não é citado em nenhum momento. Mas o objetivo do evangelista é outro: mostrar a importância de servir e de se lançar aos pés de Jesus, aquele que nos trouxe a salvação.

Marta, na realidade, não era uma pessoa brava, apressada, pagã ou qualquer outro adjetivo já dado a ela no decorrer da História. Para começar, foi ela quem convidou o Mestre para se aconchegar em sua casa, sendo totalmente fiel aos preceitos da época quanto a receber bem um visitante ilustre. Estava preocupada em acolher Jesus da melhor forma possível, e, por isso, não parava nenhum instante. A maior falha quando recebemos uma visita é não dar atenção a ela; e, às vezes, de tanto que queremos bem acomodá-la em nossa casa, acabamos deixando a pessoa em segundo plano!

Algo também muito curioso é a ausência total dos discípulos nesse acontecimento. Lucas quer mostrar aos seus leitores que Jesus convida a todos para serem discípulos e, neste caso, a atenção recai sobre duas mulheres, do povoado de Betânia (segundo João).

Marta é a imagem do discípulo ativo, que quer servir ao Mestre da melhor maneira possível. E Maria é a representação do discípulo que ouve a palavra de Jesus, deixando-se atingir totalmente por ela. As duas maneiras de ser discípulo devem se conjugar, pois ambas as atitudes são necessárias: escutar e servir.

Se quisermos ser somente Marta, cairemos num ativismo sem fim, trabalhando tanto para a Messe do Senhor, que nos esqueceremos do Senhor da Messe. Se optarmos por ser somente Maria, viveremos num mundo distante do mundo real, sempre esperando a vida em outro mundo; acabaremos nos alienando da realidade humana que é tão cara a Jesus. Por isso, irmãos e irmãs, sejamos discípulos Marta e Maria. Pessoas que trabalham sem se cansar para a construção do Reino, alimentando-se diariamente da Palavra de Deus. Os ensinamentos de Jesus são as nossas regras de vida, sigamo-los!

Padre Queimado articulista colunista

11 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Lourdes wolff comentou:

Irmão João, Jesus intercede por nós junto a Deus... Só Ele faz isso.... Maria Santíssima intetcede por nós junto a Jesus, Seu Filho..

respondeu:

Amém!

JUCELIA comentou:

A minha dúvida em relação quando você menciona a ausência dos discípulos, está no versículo 38 do capitulo 10 de Lucas, pois quando fala aqui "indo eles de caminho, dar no entender que Jesus não estava sozinho embora, não é mencionado quem estava com ele.

andre comentou:

Pelo simples fato de que na bodas de Caná, quando Jesus diz que não havia chegado sua hora, Maria se vira para os empregados e lhes diz: "Fazei tudo que Ele vos disser.", Maria foi mediadora e intercedeu pelos noivos ao seu filho Jesus.

Lécio comentou:

Creio que o Mestre deixou a entender que as obrigações cristãs de ser uma pessoa melhor e servir ao próximo estão acima das obrigações terrenas. “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo”.

Marcos vinicio de souza Reis comentou:

Muito linda essa história de Jesus marta e Maria.

Dario Eufrausino de Sousa comentou:

Servir por amor, com amor ao próximo. Linda matéria.

Aparecida Rosalina Russo comentou:

Excelente explicação! Gostei muito dessa leitura, pois entendi que não podemos fazer o bem amanhã, é já, que isso precisa acontecer. Ouvir a palavra do Senhor e praticá-la nesse momento!Refletir sobre ela e viver as alegrias dessa vida também!

teresinha comentou:

somos tds irmaos pois jesus e nosso pai devemos sermos amigos e ajudar sempre em td que estiver em nosso alcanse eu amo maria eu amo jesus boa noite a tds

JOAB ARAUJO comentou:

olá, tudo bem Pd JOSÉ LUIS

GOSTO MUITO DE LÊR A BIBLIA E ESTAVA LENDO A PASSAGEM Q FALA DE MARTA E MARIA E FUI DAR UMA PESQUISADA SOBRE O ASSUNTO E ENCONTREI SEU SITE E GOSTEI, POR QUE MIM TRANSMITIU UM ENTENDIMENTO MELHOR SOBRE AS DUAS
PESSOAS, A SABER, MARTA E MARIA, PORÉM, EU GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA NA PALAVRA DE DEUS, É O SEGUINTE: A BLBLIA FALA Q SÓ JESUS CRISTO É O MEDIADOR ENTRE A HUMANIDADE E DEUS E TAMBEM O ADVOGADO FIEL.
A PERGUNTA É, POR QUÊ O CATOLICI DIZ Q MARIA TAMBEM É?

Andrea Rovetta da Cunha Pereira comentou:

Eu vim para servir! Sigamos o exemplo de Marta e Maria e estejamos sempre abertos aos irmãos principalmente os que mais sofrem, que saibamos a hora de agir e trabalhar e a hora de silenciarmos e apenas, ouvir!

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R., em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.