Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 07 JUN 2018 - 17H19

Inspirações para te ajudar a ser caridoso no inverno

Shutterstock.
Shutterstock.

O inverno se aproxima e todos nós buscamos uma forma de nos mantermos mais quentes e aconchegantes. E quem não tem essa sorte?

Tem muita gente que sofre no inverno, seja por morar nas ruas ou mesmo por não ter condições financeiras para poder ter o que é necessário para viver dignamente nesta estação.

Pensando nisso, a gente separou algumas inspirações para te ajudar a refletir sobre o seu papel enquanto cristão e como um bom cidadão. Perceba que as iniciativas e atitudes não exigem nenhum “doutorado em caridade” para poder ajudar a quem mais precisa, só precisa mesmo é de solidariedade e boa vontade!

Leia MaisSanto Antônio e o seu exemplo de caridade e fé8 maneiras de colocar em prática a Caridade15 simples atos de caridade de que costumamos esquecerArrecadação de agasalhos e cobertores

Com certeza tem uma paróquia, grupo ou instituição pertinho da sua casa que nesse momento está se mobilizando para arrecadar roupas de frio e cobertores. Além de olhar o seu guarda-roupa e ver o que pode doar, você pode ajudar a arrecadar em sua própria família, com seus amigos, aumentando ainda mais a rede de solidariedade.

Tem gente que prefere arrecadar de forma independente e entregar diretamente para as famílias e pessoas em situação de rua. Em São Paulo, a campanha "Não importa o frio, se há calor no coração" convida os fieis das paróquias a abrir o coração para ajudar. Outro projeto "Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida", em Belo Horizonte, leva cobertores, agasalhos e também proporciona outros serviços junto aos moradores, inclusive até uma sessão de cinema com direito a pipoca e bate papo!

Você ainda pode levar um agasalho no seu carro ou na sua mochila para doar a alguém que encontrar na rua. 

Shutterstock.
Shutterstock.

Distribuição de alimentos e bebidas que possam amenizar o frio

Se você conhece algum grupo na sua cidade que faz esse trabalho é importante ajudar, seja entregando doações ou mesmo fazendo um “algo mais” indo junto com o grupo, visitando e conversando com os moradores. Com certeza você ouvirá histórias que vão te ajudar a crescer ainda mais na fé e no amor fraterno.

Shutterstock.
Shutterstock.

Varal Solidário

Existe uma iniciativa que em alguns lugares se chama “varal solidário”. De forma espontânea as pessoas chegam e deixam as doações para os moradores de rua, e outras pessoas que precisam de roupas em um varal instalado na casa de alguém ou em uma instituição que se dispôs a ajudar. Também de forma espontânea as pessoas chegam e escolhem uma roupa. 

Shutterstock.
Shutterstock.

Hospedagem Solidária

Em Caxias do Sul (RS), a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua uniu forças para criar o projeto Hospedagem Solidária. No salão paroquial da Igreja São Leonardo Murialdo, no Centro, os moradores podem passar a noite, jantar, tomar banho e ainda tomar um café pela manhã antes de saírem. 

A hospedagem solidária exige um pouco mais de articulação de grupos, pastorais, entidades para manter os serviços de abrigo, entre outros. Mas sempre é possível ajudar a manter essas obras e trabalhos, seja por meio do voluntariado ou mesmo verificando se as instituições recebem doações. 

Shutterstock.
Shutterstock.

Dica extra: Redes Sociais para ajudar a dar visibilidade

Com o alcance das redes sociais a solidariedade ganhou novos contornos. O Rio Invisível, por exemplo, traz as histórias de moradores de rua para que tenham um espaço para falar e também para que as pessoas possam ter outro olhar sobre eles. 

Muitas outras redes também trabalham para tornar visíveis essas pessoas, e até proporcionar o retorno delas ao convívio familiar.


E aí tem uma outra sugestão que você ou seu grupo já fez para ajudar quem mais precisa durante o inverno? 

Conte aí nos comentários pra gente! 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.